Movimento Trovadoresco

Apresentação do movimento literário-musical, de carácter profano, que surgiu na Europa Medieval, conhecido como movimento trovadoresco.

Origem do movimento trovadoresco

Na Europa Medieval, a par do desenvolvimento da música litúrgica, surgiu um movimento literário-musical, de carácter profano, que ficou genericamente conhecido como movimento trovadoresco.

No final do século XI, assistiu-se no sul de França, nomeadamente na Provença, ao aparecimento de uma arte poética aplicada à música em dialecto provençal, ou seja, na langue d’oc (oc significa sul). Esta poesia foi cultivada por poetas-músicos conhecidos como troubadours (trovadores). A linguagem poética e o modo artístico de tratarem os seus temas, maioritariamente sobre amor cortês, fizeram surgir uma arte semelhante no norte de França, noutro dialecto, langue d’oïe (oïe refere-se a sul), praticada por trouvéres (troveiros). Ambas as denominações provinham de trobar/trouvar, dado que procuravam inventar tons e linhas melódicas para as suas poesias.

Apesar da divergência de opiniões relativamente ao que motivou o surgimento movimento trovadoresco, existem quatro elementos globalmente aceites:

  • Elemento litúrgico: dada a importância vital da religião na época medieval, a influência da música litúrgica no movimento trovadoresco seria inevitável: algumas melodias e formas foram retiradas de trechos litúrgicos, a estrutura modal do canto gregoriano serviu de base a esta música e o culto mariano poderá ter contribuído para o engrandecimento da mulher na temática amorosa.
  • Elemento popular: a existência de uma tradição popular de práticas musicais profanas, provenientes dos mimos e saltimbancos que existiam desde o Império Romano, teve continuidade nas práticas dos jograis e menestréis da Idade Média. Esta influência é evidente no carácter rítmico das melodias trovadorescas.
  • Poesia profana latina: a poesia clássica latina, principalmente Ovídio e Horácio, terá constituído um modelo pré-existente, dada a semelhança de algumas estruturas e temas (nomeadamente o género amoroso, que os trovadores trataram com mais requinte).
  • Cultura árabe: a influência da cultura árabe manifestou-se em termos de instrumentação e da técnica de execução, tanto como resultado da presença dos árabes na Península Ibérica como de contactos tidos nas Cruzadas do Oriente.

Temática

O tema do amor é, sem sombra de dúvida, a base do movimento trovadoresco. Entre os trovadores cultivou-se o ideal do fin’ amour ou amor cortês, que assentava, por um lado, num conjunto de teorias eróticas e princípios morais, e, por outro lado, em normas de delicadeza e galanteria amorosas, próprias da vida em sociedade.

O amor cortês pretendia ser um tipo de amor sobretudo galante e espiritual, transferindo os modelos o próprio feudalismo para a paixão amorosa. Conjugava três grandes influências: a filosofia grega (a platónica), a erótica árabe e a influência cristã, moralizadora dos costumes.

906 Visualizações 1 Total

References:

Borges, M.J. & Cardoso, J.P. (2008). História da Música Vol I. Sebenta Editora.

906 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.