Mazurka

Este artigo procura definir mazurka, uma dança tradicionalmente polaca, que encontrou lugar na música de concerto.

Conceito

A mazurka é uma dança rural tradicional polaca, para casais, caracterizada pelo batimento dos pés e dos saltos. O tempo é ternário, com uma certa acentuação no segundo tempo de cada compasso, acabando as frases nesse tempo. A dança oferece uma larga margem de manobra para a improvisação, com mais de 50 passos existentes possíveis. Não é uma dança rápida, possui uma certa pose aristocrática, por vezes combinada com um certo toque de abandono, que ajuda a diferenciá-la da valsa.

Origem da mazurka

Esta dança teve origem na região de Mazovia, na Polónia, que era habitada por Mazurs. Foi rapidamente adoptada pela corte polaca mas permaneceu, ainda assim, uma dança rural. Espalhou-se, durante o século XVIII, pela Rússia e Alemanha e, no início do século XIX, já tinha chegado a Paris e a Inglaterra.

Lugar na música de concerto

A música escrita para esta dança também toma o nome de mazurka e o seu lugar na música de concerto deve-se ao compositor Frédéric Chopin que escreveu cerca de 60 mazurkas para piano. Estas são num estilo muito refinado e o tempo e ritmo afastam-se, por vezes, dos tradicionais. Não obstante, estas obras traduzem o interesse do compositor pela sua terra natal bem como a popularidade da dança na sua altura de vida.

676 Visualizações 1 Total
676 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.