Instrumentos Transpositores (o que são)

Apresentação do conceito de Instrumentos Transpositores utilizados em orquestras. Razão para a utlização destes instrumentos…

O que são Instrumentos Transpositores

Na música, Instrumentos Transpositores são instrumentos musicais cuja parte, na partitura de orquestra, está escrita numa tonalidade diferente da relativa ao do resto da orquestra. Por exemplo, se ao ser executado um dó central escrito na partitura, o instrumento emitir uma nota que não seja o mesmo dó central, esse instrumento pode ser chamado de transpositor.

Podem ser utilizados inúmeros instrumentos transpositores numa partitura mas os mais vulgares são o clarinete, a trompa e o saxofone. Estes instrumentos musicais, cuja escala natural não é a de ‘dó maior’, tocam-se mais facilmente a partir de uma escrita que lhe diminua o número de sustenidos e bemóis da armação da clave.

1282 Visualizações 1 Total
1282 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.