Festival RTP da Canção – Anos 2000

Operação Triunfo

2000

Nesta edição Portugal realizou uma homenagem à fadista Amália Rodrigues, falecida no ano de 1999. Helena Vieira, Marco Paulo, Tonicha, Anabela, Mafalda Arnaut, Alexandra e Jorge Fernando foram os escolhidos para entoar alguns dos fados que imortalizaram a artista e a ordanização desta homenagem ficou a cargo de Filipe La Féria, que aproveitou para homeneagear igualmente a poesia de José Carlos Ary dos Santos.

 O festival aconteceu mas Portugal não participou no festival da Eurovisão desse ano. “Sonhos mágicos” foi o tema vencedor, da artista Liana.

Os restantes concorrentes foram Paulo Terrão com “O teu tempo”, Secreta Passagem com “Vai à procura”, Raquel Alão com “De ti serei”, 100 Nome com “Lança em mim a moeda ao ar”, Pedro Portas com “Ave cega”, Alexandra Costa “Tantos adeus por dizer” e por fim Trigal com “Lenço de linho”.

2001

Rumo ao norte, a final do festival decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira apresentado por  Sónia Araújo e Cristina Möhler depois das semi-finais terem todas um destino diferente. A primeira decorreu no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, a segunda semifinal no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, a terceira semifinal no Conservatório Regional do Algarve, em Faro, a quarta semifinal decorreu no Auditório do Centro de Congressos da Madeira, no Funchal, e a  quinta semifinal no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

“Só sei ser feliz assim” dos MTM foi o tema vencedor, seguido do tema interpretado por Patrícia Colaço & Duo Demo intitulado de “Choro no fado” e de Sónia Mota com “No tom das cores”. À final foram também Fernando de Almeida com o tema “Agora”, TribUrbana com “Poder voar”, Euro com “Amor, my love”, Elizabete Soares com “Tu és o ser”, Nuno Junqueira com “Chamar por ti”, US 2 com “Assim por ti”  e ainda Mónica Ferraz com “Secreta passagem”.

2003

2003 é marcado por uma nova forma de apuramento. Nasceu a Operação Triunfo, apresentada por Catarina Furtado, com o intuito de ser um concurso de talentos que acabaria por apurar o representante de Portugal. Rita Guerra foi a escolhida para representar Portugal e interpretou três temas que foram votados, sendo que “Deixa-me sonhar (só mais uma vez)” saiu vencedor perante os temas “Prazer no pecado”e “Estes dias sem fim”.

2004

Continuando com o método da Operação Triunfo, a segunda edição foi gravada nos estúdios da Endemol e manteve a apresentadora. A votação foi feita através de chamadas telefónicas do público. “Foi Magia” foi o tema vencedor da edição e foi interpretado por Sofia Vitória.

Em segundo lugar ficou Gonçalo Medeiros com o tema “Novo e clássico” da autoria de Américo Faria e em terceiro lugar ficou Francisco Andrade com o tema “Caminhos singelos” de Múcio Sá e Rosete Caixinha.

2005

Em 2005 a RTP usou a II Selecção Interna para o Eurofestival. A primeira foi usada em 1988, com o tema “Voltarei”, interpretado pela artista Dora. Desta vez a RTP escolheu o tema “Amar” interpretado pelos 2B, que era a dupla de cantores composta pela Luciana Abreu e Rui Drummond, concorrentes na edição da Operação Triunfo. Esta edição foi apresentada por Eládio Clímaco e Tânia Ribas de Oliveira.

2006

O festival decorreu no Centro de Congressos de Lisboa e foi apresentado por Helena Coelho, Daniel Oliveira, Isabel Angelino, Jorge Gabriel, Helena Ramos e Eládio Clímaco. O tema vencedor foi “Coisas De Nada (Gonna Make You Dance)” do grupo Nonstop.

Em segundo lugar (e muito renhido com o primeiro) ficou Vânia Oliveira com o tema “Sei quem sou (Portugal)”, em terceiro ficou Cuca com “As minhas guitarras”. Em quarto Natalie Insoandé com “Durmo com pedras na cama”, posteriormente Bruno Nicolau com “Um dia direi”, Lara Afonso com “Alma nova”, Mariafolia com “Bem mais além”, Ricardo Moraes com “Nunca mais te digo adeus”, Beto com “O amor é uma fonte” e em último lugar Madison Lucia com o tema “Na noite és tu e eu”.

2007

“Dança Comigo (Vem Ser Feliz)”, interpretado por Sabrina, foi a canção vencedora da edição apresentada por Isabel Angelino e Jorge Gabriel.

Nesta edição participaram ainda Teresa Radamanto com “Ai de quem nunca cantou”, Henrique Feist e Vanessa Silva com “Além do sonho”, TribUrbana com “Dá-me a Lua”, Zé P. com “Na ilha dos sonhos”, Filipa Cardoso & Edmundo Vieira com “Desta vez”, Marta Plantier e Os Corvos como tema “Piano, piano”, Luiz e a Lata com “Ai pode”, Melo D e Elaisa com “Será cedo?” e ainda Diogo T. com “Chega, foi demais!”.

2008

A 44ª edição decorreu no Teatro de Camões, em Lisboa, e foi apresentada por Sílvia Alberto. A vencedora foi Vânia Fernandes com o tema “Senhora do mar (negras águas)” do compositor Carlos Coelho. No festival da Eurovisão conseguiu conquistar o 13º lugar.

Em segundo lugar ficou Alex Smith com “Obrigatório ter” de Jan van Dijck e em terceiro Marco Rodrigues com “Em água e sal” de Elvis Veiguinha. Participaram ainda Ricardo Soler   com “Canção Pop”, Bla Bla Bla com “Magicantasticamente”, Big Hit com “Por ti, Portugal”, Vanessa com ”Do outro lado da vida”, Carluz Belo com “Cavaleiro da manhã”, Lisboa Não Sejas Francesa com “Porto de encontro” e ainda Tucha com “O Poder da mensagem”.

2009

O festival voltou, em 2009, a mudar a forma de realização das votações, sendo que a existência dos votos do público através de chamada não foram anuladas mas passaram a ser conciliadas com votações por um júri de cada distrito do país. O tema “Todas as Ruas do Amor” interpretado por Flor-de-Lis foi o escolhido para representar Portugal no festival da Eurovisão, onde arrecadou o 15º lugar.

Em segundo lugar ficou “Voar é ver” interpretado por Francisco Andrade e em terceiro “Juntos vamos conseguir (Yes We Can)” por Luciana Abreu. Concorreram ainda os temas “Lua sem Luar” por Nuno Norte, “O teu lugar” por Filipa Batista, “Amor mais forte que o vento” por Eva Danin, “Acordem em olhos doirados” por Romana, “Não demores (quero-te aquecer)” por Nuno e Fábia, “Tudo está na tua Mão” por Nucha, “Amore mio” por Tayti, “Não vou voltar a mim” por André Rodrigues e ainda “É o Amor” por Fernando Pereira.

809 Visualizações 1 Total
809 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.