Fauxbourdon

Definição do termo musical “fauxbourdon”.

Conceito

A palavra de origem francesa fauxbourdon, que literalmente significa “falso baixo”, designa, em música, um modo de cantar polifonia improvisada no século XV, usado especialmente por cantores da corte de Borgonha. O cantochão na voz superior era, então, acompanhado por duas linhas inferiores, uma em sexta paralelas e outra uma quarta abaixo da melodia.

O compositor Guillaume Dufay utilizou frequentemente o fauxbourdon e poderá mesmo ter sido o inventor da técnica. Apesar da grande maioria das composições do século XV serem anónimas, o que dificulta a datação das obras, reconhece-se como primeiro exemplo da aplicação do fauxbourdon o moteto de Dufay, «Supremum est mortabilus», escrito a propósito do tratado de reconciliação entre o Papa Eugénio IV e o Imperador Romano-Germânico Sigismund, a 31 de Maio de 1433.

O termo designa, também, um hino a quatro vozes, com a melodia no tenor, à semelhança das composições dos compositores ingleses John Dowland, Giles Farnaby e Thomas Ravenscroft.

689 Visualizações 1 Total
689 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.