Nascimento: 21 de Maio de 1904
Morte: 15 de Dezembro de 1943
Ocupação: Pianista e Compositor
Obras Principais: “Honeysuckle Rose”, “Ain’t Misbehavin”
Vida e Obra
Thomas Wright “Fats” Waller, um dos grandes pianistas de jazz do século XX, nasceu em Nova Iorque no dia 21 de Maio de 1904. Pouco tempo depois do seu nascimento, a sua família mudou para Harlem. O seu pai foi um pastor assistente numa igreja batista, e a sua mãe foi uma organista e cantora. Fats Waller começou por desenvolver as suas habilidades no órgão da igreja, mais tarde prosseguindo num piano adquirido pela família.
Antes de obter a graduação, Waller abandou a escola secundária, acabando por encontrar trabalho como organista num teatro, e ocupando as suas noites tocando em festas no Harlem, nas quais os aspirantes a pianistas competiam pela aprovação das audiências. Aos 16 anos conheceu o pianista e compositor James P. Johnson, que permaneceu seu amigo e mentor durante o resto da sua breve vida. Waller tocou em clubes locais e gravou o seu primeiro disco na gravadora Okeh Records, uma editora especializada em “discos raciais” (“race records”), em 1922. Waller rapidamente começou a fazer nome como compositor. Em 1923, primeiro vendeu a composição Wildcat Blues a Clarence Williams, promotor e editor especializado em “música de cor”. No mesmíssimo ano, Waller conseguiu o seu primeiro concerto na rádio, emitido a partir do teatro Fox Terminal, em Newark, Nova Jérsia.
Em 1926, Waller iniciou a gravação de um disco na editora Victor. Os seus esforços musicais iniciais atraíram a atenção de músicos de jazz e do público fascinado pelo estilo musical, mas mesmo assim não ganhava o suficiente pelos seus esforços. Neste período do século XX, não era nenhuma surpresa que os músicos negros ganhassem menos do que os seus conterrâneos brancos, tanto no estúdio como ao vivo. Os editores brancos exploravam rotineiramente os compositores negros, apesar de, como muitos dos seus colegas, Waller vender as suas composições mais do que uma vez para faturar mais dinheiro.
Com o letrista Andy Razaf, colaborador durante a maior parte da carreira, Waller experienciou o seu primeiro grande sucesso, que consistiu em canções compostas para o show só para negros nomeado Connie’s Hot Chocolates, no teatro Hudson de Nova Iorque no verão de 1929. Entre as composições de Waller, encontramos Ain’t Misbehavin. Em 1930, Waller mudou para a Califórnia, atuando numa base regular no clube New Cotton em Los Angeles. Durante esta década apareceu em dois filmes, preservando ao mesmo tempo uma agenda frenética de concertos e gravações.
Não obstante o seu sucesso, Fats Waller enfrentou a discriminação, particularmente fore da Harlem nativa. Ele e os seus camaradas musicais viram ser-lhes recusado alojamento em alguns estados do sul e do oeste. Em 1943, ele e o seu gerente não receberam o serviço de mesa no hotel Omaha, no Nebrasca. Mesmo em Nova Iorque, Waller viveu o risco de cruzar as fronteiras de cor: em 1938 duas mulheres abordaram Waller e o seu irmão quando estes iam a entrar num táxi, na esperança de conseguirem um autógrafo; os acompanhantes brancos das duas mulheres, incomodados com a atenção dada aos dois negros, começaram a bater nas mulheres, sucedendo-se uma altercação entre os homens, e na qual Waller levou um tiro que o deixou gravemente ferido.
Fats Waller morreu nos últimos dias de uma tournée em 1943, após ter contraído pneumonia. Apesar da sua morte precoce, deixou um legado musical notável, que se bifurca no seu grande talento enquanto pianista virtuoso, e como compositor popular e prolífico.
References:
Waller, Maurice, and Anthony Calabrese. Fats Waller. New York: Schirmer, 1977.