Curtis Mayfield

Cantor de soul, rhythm e blues, Curtis Mayfield nasceu no dia 3 de Junho de 1942, em Chicago, Illinois.

Nome: 3 de Junho de 1942

Nascimento: 26 de Dezembro de 1999

Ocupação: Cantor, Escritor, Produtor e Guitarrista

Obras Principais: “Move On Up”, “Stone Junkie”, “Give Me Your Love”, “Tripping Out”.

 

 

Curtis Mayfield

Curtis Mayfield

Vida e Obra

Cantor de soul, rhythm e blues, Curtis Mayfield nasceu no dia 3 de Junho de 1942, em Chicago, Illinois. Quando tinha cerca de 9 anos de idade, Mayfield começou a aprender a tocar guitarra por iniciativa própria. Desde uma idade muito precoce que Mayfield começou a dar concertos com os Northern Jubilee Singers, um grupo gospel associado à igreja onde a avó de Curtis Mayfield era pastora.

Posteriormente, cantou com um grupo rhythm and blues, os Alphatones, acabando por abandonar o grupo quanto tinha 14 anos para se juntar aos Impressions, que gravaram discos sob o nome de Jerry Butler & the Impressions. Depois de Butler abandonar o grupo em 1958, Mayfield tornou-se no vocalista principal da banda, e, por volta do mesmo tempo, trabalhou com Butler (1958-1960) desempenhando funções de guitarrista e escritor. Escreveu músicas para os Impressions também, muitas das quais acabaram por conhecer o sucesso comercial. Em 1967 fundou a editora Curtom Records, que lançou várias músicas, produziu discos, e forneceu orientação a vários grupos musicais. Mayfield abandonou os Impressions em 1970 para viajar em concertos e gravar discos a solo. Curtis Mayfield foi também bastante ativo na rádio e em filmes, e não só como performer mas também como compositor. A sua música foi usada nas bandas sonoras dos filmes Superfly (1972), Claudine (1974), e Let’s Do It Again (1975).

Paralisado do pescoço para baixo em 1990, deixou de poder tocar instrumentos musicais. Contudo, lançou um álbum final em 1990, onde canta somente, intitulado New World Order. Foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame em duas ocasiões: primeiro em 1991, com os Impressions, e uma segunda vez, em 1999, como artista a solo. Morreu no dia 26 de Dezembro de 1999.

428 Visualizações 1 Total

References:

Burns, Peter. Curtis Mayfield: People Never Give Up. London: Sanctuary, 2003.

428 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.