Cânone

Conceito de Cânone: O termo Cânone designa uma forma da escrita de carácter contrapontístico na qual as vozes ou partes destas (comes) imitam sucessivamente uma…

Conceito de Cânone

O termo Cânone designa uma forma da escrita de carácter contrapontístico na qual as vozes ou partes destas (comes) imitam sucessivamente uma primeira voz (dux) em intervalos fixos em termos de altura e de tempo. No caso das vozes sucessivas imitarem exactamente a voz inicial, estamos perante um cânone limitativo; no caso das vozes sucessivas modificarem a voz inicial, estamos perante um cânone livre.

O cânone pode ser independente ou fazer parte de outras peças. Da mesma forma, o cânone pode ser combinado com outras vozes alheias (designando-se neste caso por cânone misto) ou com outros cânones (designando-se então por cânone grupal).

890 Visualizações 1 Total
890 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.