Bryan Adams

Biografia do músico e cantor Bryan Adams

Biografia de Bryan Adams, um cantor, compositor e fotógrafo originário do Canadá e que é conhecido pela sua carreira a solo no mundo da música com sucessos como: «Heaven», «Please Forgive Me», «Summer of 69» e «(Everything I Do) I Do It For You».

 

Bryan Adams

(1959)

Bryan Adams
.

Dados Biográficos

Nome completo: Bryan Guy Adams
Data de Nascimento: Dia 5 de novembro de 1959
Local de Nascimento: Cidade de Kingston, em Ontário, no Canadá
Nacionalidade: Canadiana
Ocupação: Músico, Cantor, Compositor e Fotógrafo
.
.
.
1959 1977 1980 1990  2011
Nascimento Começou a sua carreira como músico Lançou o primeiro álbum, de nome «Bryan Adams» Foi nomeado como «Member of the Order of Canada» Entrou para o «Hollywood Walk of Fame»
.
.

.

Bryan Guy Adams, mais conhecido no mundo da música apenas por Bryan Adams é um músico, cantor, compositor e fotógrafo de nacionalidade canadiana, que nasceu no dia cinco do mês de novembro do ano de 1959 na cidade de Kingston, uma cidade que se localiza junto às margens do Rio São Lourenço e que pertence a Ontário, uma das dez províncias do Canadá, localizada no Centro Este do país. Bryan Adams é um conhecido músico e tem músicas que se tornaram verdadeiros fenómenos de vendas para os seus discos e verdadeiros êxitos no mundo da música. Entre eles estão os temas «Heaven», «Please Forgive Me», «Summer of 69» e «(Everything I Do) I Do It For You». O estilo musical de Bryan Adams é pop rock, hard rock e soft rock. Além de dar voz aos seus temas, Bryan Adams sabe ainda tocar guitarra, baixo, piano e harmónica. Começou a sua carreira no ano de 1977 e está no ativo até aos dias de hoje.

 

Bryan Adams é filho de pais de origem britânica e recebeu a sua primeira guitarra clássica que foi em presente dado pelo empresário angolano Lourival Joel e aos doze anos de idade comprou a sua própria guitarra. Aos catorze anos mudou-se para a cidade de Vancouver, na costa Oeste do Canadá, onde começou a participar em algumas audições e castings como guitarrista. Um dos factos curiosos sobre o cantor e músico é que passou grande parte da sua infância e adolescência em Portugal, dada a profissão do seu pai, que era embaixador. Viveu em Birre, perto de Cascais e perto de Lisboa, a capital de Portugal, o que fez com que se aproximasse da cultura portuguesa e também da língua portuguesa. Aos quinze anos deixou para trás a escola e juntou-se a uma banda onde era vocalista. Nessa banda fez várias digressões pelo Canadá. Em 1977 conheceu Jim Vallence com quem começou a escrever letras de canções e não tardou muito até que essas mesmas músicas começassem a ser tocadas por outros músicos e artistas. Com apenas dezoito anos, Bryan Adams assinou o seu primeiro contrato com a «A&M Canada», uma editora musical. Em 1980 lançou o seu primeiro álbum, com o seu nome: «Bryan Adams» e seguiram-se os álbuns «You Want It You Got It», no ano de 1981 e «Cuts Like a Knife» no ano de 1983. Em 1984 lançou o álbum «Reckless» com os êxitos «Run To You», «Somebody» e «Heaven» e o álbum foi um verdadeiro sucesso um pouco por todo o mundo. Em 1987 lançou o álbum «Into the Fire» e em 1990 participou no concerto de Roger Waters: «The Wall in Berlim» em conjunto com outros músicos como Cyndi Lauper, Van Morrison e os Scorpions. No ano seguinte lançou «Waking uo the neighbours», um álbum produzido por Mutt Lange e do qual ‘saíram’ êxitos como «(Everything I Do) I Do It For You» e a seguir surgiu o álbum «So Far so Good».

Bryan Adams tem uma carreira muito completa e que conta com vários duetos, entre os quais colaborações com Tina Turner em «It’s Only Love» e com Melanie C em «When You’re Gone». Além disso Bryan Adams destaca-se também no «Canada Wall of Fame» e porque em 1990 foi nomeado como «Member of the Order of Canada». Está ainda no «Hollywood Walk of Fame» desde o ano de 2011.

 

Discografia de Bryan Adams

«Bryan Adams»   (1980)

«You Want It You Got It»(1981)

you want you got it bryan adams

«Cuts Like a Knife» (1983)

cuts like a knife bryan adams

«Reckless»   (1984)

reckless Bryan Adams

«Into the Fire»   (1987)

«Waking Up the Neighbours»   (1991)

«So Far So Good»(1993) Álbum duplo

so far so good

«18 til I Die»(1996)

«On a Day Like Today»(1998)

«Room Service» (2004)

room service ba

«11»(2008)

11 bryan adams

«Tracks of My Years»   (2014)

«Get Up»   (2015)

 Get Up bryan adams

Prémios e distinções atribuídas a Bryan Adams

  • American Music Awards:

1992 – Vencedor na categoria de «Single Pop/Rock Favorito» com o tema «(Everything I Do) I Do It For You»

  • Grammy Awards:

1992 – Vencedor na categoria de «Best Song Written for a MOTIN Picture, Televisiono r Other Visual Media» com o tema « (Everything I Do) I Do It For You»

1992 – Vencedor na categoria «Best Pop Instrumental Performance» com «Robin Hood: Prince of Thieves».

  • Juno Awards:

1983 – Vencedor na categoria de «Male Vocalist of the Year»

1984 – Vencedor na categoria «Album of the Year» com «Cuts Like a Knife»

1984 – Vencedor na categoria de «Male Vocalist of the Year»

1984 – Vencedor na categoria de «Composer of the Year» com o álbum «Cuts Like a Knife»

1984 – Vencedor na categoria de « Producer of the Year»

1985 – Vencedor na categoria de «Album of the Year» com «Reckless»

1985 – Vencedor na categoria de «Male Vocalist of the Year»

1985 – Vencedor na categoria de «Composer of the Year» com Jim Vallance

1986 – Vencedor na categoria de «Male Vocalist of the Year»

1987 – Vencedor na categoria de «Male Vocalist of the Year»

1987 – Vencedor na categoria de «Canadian Entertainer of the Year».

1992 – Vencedor na categoria de «Canadian Entertainer of the Year».

1992 – Vencedor na categoria de « Producer of the Year»

1992 – Vencedor na categoria de «International Achievement Award»

1993 – Vencedor na categoria de «Best Selling Album» com «Waking Up the Neighbours»

1997 – Vencedor na categoria de «Male Vocalist of the Year»

1999 – Vencedor na categoria de «Best Songwriter»

2000 – Vencedor na categoria de «Best Male Artist»

  • MTV Video Music Awards:

1986 – Vencedor na categoria «Best Stage Performance Video» com o tema «It’s Only Love».

685 Visualizações 1 Total
685 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.