Blur

Apresentação da banda e da discografia dos Blur

Os Blur são uma banda de música de estilo rock e rock alternativo que foi formada no ano de 1989 na cidade de Londres, no Reino Unido e da qual fazem parte Damon Albarn, Graham Coxon, Alex James e Dave Rowntree.

 

Os Blur são uma banda de música de origem britânica que foi fundada no ano de 1989 na cidade de Londres, no Reino Unido. Os Blur são uma banda de música de estilo rock e rock alternativo e tem como membros o vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree. O início da banda, no ano de 1989 começou por ser com o nome «Seymour» e após os primeiros concertos a banda assinou um contrato com a editora Food Records e a única exigência da editora, na altura, foi a banda mudar de nome e para tal a própria editora apresentou uma lista de nomes e de vários nomes, o escolhido foi «Blur». A banda começou logo com uma digressão que acabou em 1990 e a partir daí começaram a gravar em estúdio. O resultado foi o single «She’s So High». Após o lançamento do single os Blur começaram de novo em digressão até dezembro de 1990. Após esse período de tempo voltaram às gravações com o produtor Stephen Street, um conhecido produtor que trabalhou com bandas como The Smiths e Cranberries e surgiram músicas como «Come Together» e «There’s no Other Way», que fizeram parte do single lançado no ano de 1991. Em julho desse ano começaram a gravar músicas para formarem um álbum, aquele que veio a ser o primeiro álbum de estúdio da banda cujo nome é «Leisure»  e que foi lançado em agosto de 1991 em Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Em 1992 a banda percebeu que o seu gerente tinha feito uma má gestão do dinheiro gerado com o primeiro álbum e que estavam muito mal de finanças; A banda passou um mau momento também durante a digressão nos Estados Unidos da América, onde foram vaiados em muitos dos concertos e em agosto, quando voltaram a Inglaterra, a editora com quem tinha contrato, a Food Records, ameaçou dispensar a banda e aí começaram as gravações do segundo álbum da banda e entre vários produtores e gravações os Blur lançaram «Modern Life Is Rubbish»  no ano de 1993. No ano seguinte a banda já tinha novo material para apresentar ao público e em fevereiro de 1994 foi lançado o single «Girls & Boys» como teaser do novo álbum, o segundo de estúdio, de nome «Parklife», que foi lançado no ano de 1994 e que nesse mesmo ano foi escolhido como o melhor disco do ano por várias revistas incluindo a NME.

Em 1995 lançaram o álbum «The Great Escape»  e fizeram alguns concertos. No ano seguinte os Blur começaram a gravar o novo álbum, já em Inglaterra e que veio a ser lançado em 1997 com o nome da banda: «Blur». Nessa altura os Blur já estavam a trabalhar com a nova editora, a Virgin e nessa altura o tema «Song 2» tornou-se um êxito. Entre 1997 e 1999 os membros da banda trabalharam em projetos pessoais e individuais e Damon Albarn fez alguns temas para bandas sonoras de filmes assim como Graham Coxon que lançou um álbum a solo com o nome «The Sky’s Too High». Em 1998 voltaram a estúdio com o produtor William Orbit para gravar o álbum «13», lançado em 1999. No mesmo ano a banda comemorou os 10 anos de atividade com um concerto na Arena de Wembley. A banda passou por mais um período de dedicação a projetos pessoais e individuais e em 2003 lançaram o álbum «Think Tank», um ano após a saída de Coxon da banda. Para o seu lugar foi Simon Tong, ex guitarrista dos Verve. Em 2009 a banda voltou a ter a sua formação original, com os membros fundadores da banda e voltaram a dar concertos nesse ano. Ainda em 2009 saiu o «No Distance Left to Run – DVD»  e o álbum ao vivo de nome «All the People… Blur: Live at Hyde Park». Em 2012 lançaram «Parklive»  (ao vivo) e a coletânea «Blur 21» e em 2013 voltaram às digressões internacionais tocando no Coachela, nos EUA e em vários festivais da Europa e um no México. Em fevereiro de 2015 surgiu mais um álbum de estúdio, o «The Magic Whip», o mais recente álbum da banda até então.

 

Discografia dos Blur

BLUR 13

Álbuns de estúdio:
  • «Leisure»   (no ano de 1991)
  • «Modern Life Is Rubbish»   (no ano de 1993)
  • «Parklife»   (no ano de 1994)
  • «The Great Escape»   (no ano de 1995)
  • «Blur»   (no ano de 1997)
  • «1 3»(no ano de 1999)
  • «Think Tank»   (no ano de 2003)
  • «The Magic Whip»   (no ano de 2015)
Álbuns ao vivo:
  • «Live at the Budokan» (no ano de 1996)
  • «All the People… Blur: Live at Hyde Park»(no ano de 2009)
  • «Parklive»   (no ano de 2012)
Coletâneas:
  • «The Special Collectors Edition» (no ano de 1994)
  • «The 10 Year Limited Edition Anniversary Box Set»(no ano de 1999)
  • «Blur: The Best of» (no ano de 2000)
  • «Midlife: A Beginner’s Guide to Blur»(no ano de 2009)
  • «Blur 21» (no ano de 2012)
DVDs
  • «No Distance Left to Run – DVD»(no ano de 2009)
436 Visualizações 1 Total
436 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.