Barcarola (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Barcarola: No âmbito da música, o termo Barcarola designa uma canção de cariz Gôndolafolclórico, muito em voga no período romântico, destinada a…

Conceito de Barcarola

No âmbito da música, o termo Barcarola designa uma canção de cariz Gôndolafolclórico, muito em voga no período romântico, destinada a ser cantada num barco, ou uma peça musical escrita no mesmo estilo. Actualmente, o termo Barcarola é utilizado para designar uma composição vocal ou instrumental, em compasso de 6/8 ou 12/8, à semelhança do ritmo do remo na gôndola veneziana.

Na música clássica destacam-se duas barcarolas que ficaram famosas, nomeadamente a ópera «The Tales of Hoffmann» de Jacques Offenbach e a «Barcarolla Op. 60 em Fa sustenido maior» escrita para piano solo por Frédéric Chopin. Referência ainda para Paisiello, Donizetti, Weber,  Mendelssohn,  Tchaikovsky e Rossini, compositores célebres que escreveram também barcarolas que ficaram famosas.

284 Visualizações 1 Total
284 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.