Alt-j

Os Alt-J são uma banda de indie rock inglesa, reconhecidos pelo símbolo delta que aparece quando se pressiona “Alt” e “J” num teclado, surgiram pela primeira vez em 2008 com o nome de FILMS. Os membros do quarteto indie rock conheceram-se na Universidade de Leeds e passaram dois anos seguidos a ensaiar antes de assinarem contrato com a Infectious Records em 2011. A mistura da onda pop e rock alternativo foi ouvida pela primeira vez nos singles de 2012. Os êxitos “Matilda” e “Fitzpleasure”, foram apresentados na estreia em estúdio do grupo, e o primeiro álbum, “An Awesome Wave”, chega mais tarde nesse mesmo ano. O álbum acabou por ganhar o prestigioso Mercury Prize, ao lado de três indicações para o Brit Award.

A banda inglesa rapidamente se tornou num nome popular em todos os cartazes de festivais no Reino Unido e no resto da Europa, expandindo-se para fora com turnês nos EUA e na Austrália.

 

alt j

 

O crescente sucesso dos Alt-J, e a pesada agenda de digressões por todo o mundo, levou eventualmente à amistosa saída do baixista Gwil Sainsbury no final de 2013. O trio composto pelo cantor / guitarrista Joe Newman, o teclista Gus Unger-Hamilton e o baterista Thom Green continuaram, e o segundo álbum da banda, “This Is All Yours”, foi lançado no outono de 2014.

Criticamente bem recebido, “This is All Yours”, estreou-se pela primeira vez no Reino Unido e rapidamente se espalhou pela Europa e EUA, onde a banda ganhou a primeira indicação para um Grammy.

No início de 2017, os Alt-J lançaram um trio de singles, “3WW”, “In Cold Blood” e “Adeline”, como uma espécie de antecipação ao lançamento do terceiro álbum da banda, “Relaxer”, que foi lançado em junho daquele ano. Embora não tenha sido tão bem sucedido como o seu antecessor, o álbum vendeu bem por todo o mundo e rendeu uma segunda indicação ao Mercury Prize.

Em 2018 lançaram um álbum de remixes, “Reduxer” que apresentou uma seleção de faixas do “Relaxer” retrabalhadas em conjunto com uma série de artistas de hip-hop, incluindo Danny Brown, Little Simz, e Pusha T.

 

Discografia:

  • An Awesome Wave – 2012
  • This Is All Yours – 2014
  • Relaxer – 2017
  • Reduxer – 2018
694 Visualizações 2 Total
694 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.