Yaoi

Na cultura japonesa o termo “yaoi” descreve a relação homossexual entre casais do sexo masculino.

Na cultura japonesa o termo “yaoi” é uma palavra usada para descrever a relação homossexual entre casais do sexo masculino. Por vezes apelidado de “amor entre rapazes” o termo tornou-se uma definição para as histórias de manga ou anime que se focam nas relações amorosas entre homens e rapazes. Este é um género orientado para o publico feminino e grande parte das histórias são escritas por mulheres, existe uma vertente apelidada de “bara” que é especificamente orientada para o publico homossexual.

yaoi

Yaoi retrata romances entre protagonistas do sexo masculino.

As obras Yaoi ganharam uma enorme popularidade durante a década dos anos de 1970 graças ás publicações para o publico adulto. Primeiramente eram histórias focadas no amor platónico entre jovens rapazes por homens mais velhos ou da mesma faixa etária. Os protagonistas normalmente representam um estereótipo dominante, alguém que domina a relação e toma um papel ativo, e um estereótipo mais submisso que acaba por ser o alvo do elemento dominador. A este jogo de sedução são atribuídos os papeis de “seme” ou seja o homem que domina e o “uke” o homem que é passivo. Os personagens embora possam ser jovens são considerados adultos e as obras que apresentam personagens pré-adolescentes pertencem a um género distinto chamado de shotacon.

O retrato do romantismo sobre a homossexualidade

Este género ganhou uma popularidade progressiva conjunta com o crescimento das histórias escritas por fãs. Isto acontecia quando os próprios leitores pegavam nas personagens das obras que gostavam e criavam relacionamentos amorosos entre personagens que nos seus universos originais não tinham qualquer relação. Esta prática dos fãs podia ser muito variada, mas grande parte assentava numa estrutura de romance com relações homossexuais. As revistas criadas por fãs durante os anos de 1980 e 90 eram as grandes fontes de acesso a este tipo de histórias.

As personagens femininas normalmente desempenham papeis menores ou estão completamente ausentes das histórias Yaoi. Inicialmente algumas das obras deste género são acusadas de promover a misoginia ou de representar sempre as mulheres como pessoas de má influência, mas com o passar dos anos tornou-se mais comum ver personagens femininas a servir de apoio para os protagonistas. No Japão o género Yaoi e usado para falar de temas específicos dos relacionamentos entre pessoas do sexo masculino e também para entreter um nicho feminino que prefere histórias com casais gay. Para os ocidentais o termo Yaoi é imediatamente associado a publicações de cariz homossexual.

O conceito da vida homo-social permite explorara liberdade conjunta de um casal homossexual. Esta ligação entre duas pessoas do mesmo sexo é retratada de uma forma diferente da mais hierarquizada relação entre um homem e uma mulher. As histórias Yaoi muitas vezes colocam obstáculos emocionais e psicológicos aos personagens, mais do que apenas limitações físicas ou sociais. São narrativas sobre o desejo, exploração e possibilidades que procuram muitas vezes passar a mensagem de aceitação sobre a identidade sexual do individuo. Algumas focando-se inclusive na partilha de uma vida a dois ou na adoção de crianças. Embora o estilo de vida homossexual seja retratada, e algumas vezes de forma mais humorística, fantasiada ou puramente para entretenimento, poucas obras se focam em discutir o problema da homofobia na sociedade japonesa.

Alguns protagonistas destas histórias têm relações amorosas com pessoas do mesmo sexo, mas não se identificam como homossexuais. Os comportamentos efeminados também são uma característica comum. Normalmente estes homens são retratados como pessoas muito bonitas, educadas e influentes na sociedade ou de um estatuto elevado o que acaba por receber algumas criticas por parte do publico homossexual precisamente pelas histórias não representarem a realidade da sociedade. O estilo Yaoi e o estilo Shonen diferenciam-se sobre tudo pelo facto do primeiro se debruçar sobre temas mais adultos e de cariz sexual, enquanto o outro embora aposta em romances mais leves e platónicos. Em várias partes do mundo o Yaoi continua a ser considerado tabu, mas ganhou grande aceitação ao longos dos anos principalmente no Japão, China e Estados Unidos da América.

986 Visualizações 1 Total
986 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.