Victor Hugo

Breve olhar sobre a vida e obra de Victor Hugo

Victor Hugo, de seu nome completo Victor Marie Hugo, (1802 – 1885) foi não só o precursor do romantismo, como também um dos mais importantes vultos da literatura francesa devido ao número e à qualidade das suas obras e à influência que exerceu na literatura da sua época. Em Portugal, influenciou nomes como Guerra Junqueiro, Antero de Quental ou Eça de Queirós.

Filho do general e conde Joseph Sigilbert Hugo, Victor Hugo nasceu em Besançon e fez os seus estudos em Paris.

Aos dez anos de idade redigiu os seus primeiros versos e, na adolescência, alcançou um êxito significativo com vários poemas como, por exemplo, «Estátua de Henrique IV» (1826). Neste sentido, foi apelidado de “Criança Sublime” por nomes como Lamartine, ou Alexandre Soumet.

Atento aos eventos políticos e sociais e emocionado com o sofrimento do povo, Victor Hugo tornou-se num republicano convicto e participou na Revolução de 1848, facto que fez com que, três anos mais tarde, fosse exilado. Viveu em Bruxelas, Jersey e Guernesy de onde regressou, em 1870, para ocupar um assento enquanto deputado nas assembleias legislativas. Contudo, desmotivado pelos excessos da Comuna, resolveu demitir-se, abandonando, deste modo, a vida política e dedicando-se apenas às suas obras até morrer.

Por entre os seus textos poéticos, são de destacar «Contos do Crepúsculo» (1835), «Vozes Interiores» (1837), «As Contemplações» (1856) ou «A Lenda dos Séculos» (1859) e, relativamente aos seus romances, o destaque vai não só para as obras-primas «Nossa Senhora de Paris» (1831) e «Os Miseráveis» (1862), como também para «O Homem que Ri» (1869) ou «Noventa e Três» (1874).

159 Visualizações 1 Total
159 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.