Biografia de Mark Twain
Mark Twain foi um escritor e humorista norte-americano do século XIX, reconhecido pelas suas obras “As Aventuras de Tom Sawyer” e “As Aventuras de Huckleberry Finn”.
De nome próprio, Samuel Langhorne Clemens nasceu na Florida, a 30 de Novembro de 1835. Aos 4 anos de idade muda-se com a família para a localidade de Hannibal, no Missouri, cenário que lhe servia de inspiração para as obras do Huckleberry Finn e Tom Sawyer. Aos 13 anos, tem o seu primeiro emprego como tipógrafo, tendo ajudado, mais tarde, o seu irmão mais velho na administração do jornal local “Hannibal Journal”, onde detinha um espaço com textos humorísticos. Enveredou pela condução de barcos a vapor mais tarde, depois de ter ficado fascinado com o trabalho que via ser feito no Rio Mississippi, isto depois de já ter saído de Hannibal e ter ido para outras cidades norte-americanas como tipógrafo. Convenceu o irmão a seguir a mesma profissão, contudo um acidente num dos barcos provocou a morte ao irmão de Twain, facto que ele já tinha previsto um mês antes, o que o fez interessar pela parapsicologia.
Trabalhou nos barcos até ao dealbar da Guerra Civil Americana, em 1861, tendo depois se virado para as minas, trabalhando na extracção de prata. Não durou muito tempo. Enveredou pelo jornalismo, no “Territorial Enterprise”, usando, pela primeira vez, o pseudónimo de Mark Twain num relato humorístico publicado nesse jornal. Em 1865, Mark Twain conhece o seu primeiro êxito com o conto humorístico “The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County”, tornando-se um enorme sucesso a nível nacional. No ano seguinte, torna-se repórter do jornal “Sacramento Union” no Havai e em 1867 fez uma viagem pelo Mediterrâneo. As suas reportagens ganharam notoriedade e serviram de base para as suas primeiras palestras. Em 1870, Mark Twain casou com Olivia Langdon, com a qual teve um filho que morreria com 19 meses de vida. Após esse, tiveram mais três filhos em Hartford, para onde se tinham mudado entretanto. Foi durante este período que a sua produção literária foi mais intensa, já que publicou as obras “The Adventures of Tom Sawyer”, “The Prince and The Pauper”, “Life on the Mississippi”, “Adventures of Huckleberry Finn” e “A Connecticut Yankee in King Arthur´s Court”, entre 1876 e 1889. “The Adventures of Tom Sawyer” foi a primeira grande obra literária de Twain. O escritor baseou-se na sua infância para escrever este livro, no qual já surge a personagem de Huckleberry Finn. Mais tarde, surgiu o livro com essa personagem como protagonista. “Adventures of Huckleberry Finn” foi uma das suas melhores obras, sendo considerado um dos melhores romances da história norte-americana. Esta obra solidificou a reputação de Twain enquanto escritor, mostrando uma história num tom mais sério e que cativava o leitor pelos princípios que o protagonista defendia a fé no que estava certo ainda que as restantes pessoas achassem o contrário.
Mark Twain era um homem consensual por todo o país, conseguindo cativar a mesma opinião positiva por todas as personalidades dos mais variados campos da sociedade norte-americana, tendo sido considerado o “maior humorista americano à época” e o “Pai da Literatura americana”. O que tinha mais na escrita e na oratória faltava-lhe nas finanças. Alguns investimentos erráticos forçaram-no a declarar falência, contudo, conseguiu superar essas dificuldades com a ajuda de um homem das finanças norte-americano, Henry Rogers. Contudo, sofreu uma profunda depressão a partir de 1896, quando uma das filhas faleceu. A sua condição agravou-se com a morte da esposa em 1904 e de mais um filho em 1909. Nesse ano, também acabou por falecer Henry Rogers e Twain, que tinha nascido no mesmo ano da passagem do Cometa Halley, em 1835, afirmou que ficaria decepcionado se não partisse quando o cometa voltasse a fazer a sua passagem. O que aconteceria no ano seguinte. E as suas previsões estavam corretas. Em 1910, Mark Twain faleceu um dia após a passagem do Cometa Halley pelo planeta Terra, vítima de ataque cardíaco.
Lista de obras por data de publicação:
1869 – “The Innocents Abroad”
1872 – “Roughing It”
1873 – “The Gilded Age: A Tale of Today”
1876 – “The Adventures of Tom Sawyer”; “Old Times on the Mississippi”
1880 – “A Tramp Abroad”
1881 – “The Prince and The Pauper”
1883 – “Life on the Mississippi”
1884 – “Adventures of Huckleberry Finn”
1889 – “A Connecticut Yankee in King Arthur´s Court”
1892 – “The American Claimant”
1894 – “Tom Sawyer Abroad”
1896 – “Personal Recollections of Joan of Arc”; “Tom Sawyer, Detective”
1897 – “Following the Equator”
1909 – “Is Shakespeare Dead?”
A título póstumo:
1916 – “The Mysterious Stranger”
1920 – “Moments with Mark Twain”
1935 – “Mark Twain´s Notebook
1947 – “Letters from Hawaii”
Existem outras obras de Mark Twain que não estão aqui colocadas por uma questão de relevância.