T.S. Eliot

Olhar sobre a vida e a obra de T.S. Eliot

Thomas Stearns Eliot, mais conhecido simplesmente por T.S. Eliot (1888 – 1965), foi um notável poeta, dramaturgo e ensaísta. Ícone do modernismo, o seu trabalho foi premiado com o Nobel da Literatura em 1948 e com Ordem do Mérito por parte do Reino Unido.

T.S. Eliot nasceu em St. Louis, nos Estados Unidos da América, mas naturalizou-se inglês em 1927. Fez os seus estudos em Harvard e na Sorbonne.

Com a publicação de «A Terra Devastada», em 1922, alcançou um lugar cimeiro na poesia anglo-americana, que partilhou com Ezra Pound, com quem mantinha uma relação muito próxima.

A parte poética e ensaística da sua obra revela uma tendência clássica não só enquanto doutrina estética mas, também, como regra de vida.

Com a obra «Os Quatro Quartetos» (1943), recheada de experiências espirituais, a sua poesia atingiu a máxima amplitude.

Foi, ainda, autor de «Assassínio na Catedral» (1935), a sua melhor obra dramática, «Reunião de Família» (1939), ou The Cocktail Party (1950) e dos ensaios «Função da Poesia e Função da Crítica» (1933) e «Shakespeare e o Estoicismo de Séneca», entre outros.

160 Visualizações 1 Total
160 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.