Shounen manga é o termo que define o público alvo masculino de jovens adolescentes das publicações japonesas de banda desenhada, vulgo manga. Estas séries têm por norma um grande foco em ação e lutas entre os personagens e um protagonista normalmente do sexo masculino que tenta alcançar um objetivo pessoal que o distinga dos demais.
A competição e a conquista de metas é um dos valores comuns neste estilo de manga. Os diferentes públicos são definidos como Seinen para homens adultos, Josei para mulheres adultas e Shoujo para adolescentes do sexo feminino. A revista que publica as obras é o indicador por excelência do publico alvo e por isso mesmo uma série publicada na revista Weekly Shonen Jump (criada em 1968), dedicada a manga para rapazes, é classificada então como série Shounen. No anime este tipo de diferenciação também é aplicado.
Um acontecimento particular é quando a as séries iniciam em publicações Shounen e mais tarde acompanham o crescimento do seu público e passando a ser consideradas Seinen. Acontece que as próprias publicações de Shounen também procuram captar o público mais velho que cresceu a acompanhar as suas séries preferidas mesmo que já não mantenham os antigos hábitos de leitura. O formato Shounen tornou-se o mais popular junto ao ocidente e passou a ser utilizado como definição principal de manga ou anime japonês.
Os temas das obras podem causar algumas duvidas sobre o publico a que se dirigem por serem publicados em revistas para adolescentes. Enquanto as séries mais populares seguem um percurso idealista em que o protagonista luta para ser o melhor como em Naruto ou One Piece, algumas obras têm narrativas mais complexas que abordam temas adultos e questões filosóficas que demonstram a linha ténue que divide as publicações Shounen e Seinen como é o caso de Death Note ou Evangelion. De qualquer forma as publicações em revistas Shounen tem de facto como alvo o publico adolescente masculino.