Hesse, Hermann

Hermann Hesse foi um conhecido poeta e pintor alemão, naturalizado suíço mais tarde, que nasceu a 2 de Julho de 1877 e faleceu a 9 de Agosto de 1962. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura no ano de 1946.

Biografia de Hermman Hesse

Hermann Hesse foi um conhecido poeta e pintor alemão, naturalizado suíço mais tarde, que nasceu a 2 de Julho de 1877 e faleceu a 9 de Agosto de 1962. Recebeu o Prémio Nobel da Literatura no ano de 1946.

Nascido na zona da Floresta Negra, no Sul da Alemanha, Hermann Hesse era filho de pais imbuídos na religião protestante e, por isso, fizeram-no seguir para o seminarismo na cidade de Maulbronn. O jovem não passou bem, inclusive, tentou-se suicidar e esteve internado numa clínica psiquiátrica. Concluiu os estudos e teve alguns empregos que decorreram de forma infrutífera. Em 1985, começa a trabalhar numa livraria, na qual, se fez interessar mais por aquilo que já lhe interessava quando o seu avô lhe mostrava em pequeno, numa livraria pessoal: livros sobre teologia. Incidiu o seu interesse, também, em livros de Goethe, Lessinger e Nietzsche que mais tarde se viriam a revelar influentes para as suas próprias obras. Em 1986, lança o seu primeiro volume de poesia com o título “Romantic Songs”. Hermann Hesse não prosseguiu pela via religiosa, tal como os seus pais e emigrou sozinho para a Suiça, ainda adolescente, ele que já tinha vivido lá com a família entre os quatro e os seis anos de idade. Nos finais dos anos de 1899, partiu para a cidade de Basel, onde trabalhou numa loja de livros antigos para dois anos mais tarde, trabalhar numa loja de antiguidades. E foi aí que as coisas começaram a mudar na divulgação e no sucesso da sua escrita. Deram-lhe a oportunidade de começar a mostrar mais a sua obra e “Hermann Lauscher” foi a obra que despoletou a sua carreira de escritor. Em 1904, lança “Peter Camenzind”, uma das obras que obteve mais sucesso em toda a Alemanha, por parte de Hermann Hesse. Após casar e ter três filhos passou por uma crise de produção literária, numa altura em que se começou a interessar pelo budismo. Em 1911, numa viagem à Indonésia e à Sri Lanka toma conhecimento no local sobre a espiritualidade oriental, tendo mais tarde conhecido Carl Gustav Jung, percursor da psicologia analítica e que o fez interessar-se por esta condição. Este interesse pela psicoterapia adveio duma depressão que teve depois da morte do pai em 1916, da doença de um dos filhos e da esquizofrenia que afectava a mulher. Entretanto, em 1992, Hermann Hesse publicou Siddharta, que mostrava o amor de Hesse pela cultura indiana e pelo Budismo, em particular. Após a separação da primeira mulher, o germânico naturalizado suíço voltou a casar em 1924, com Ruth Wenger. Depois de publicar, em 1927, “Steppenwolf”, em 1931 começou a escrever a obra “Der Glasperlenspiel”, tendo sido publicado em 1943, isto depois de ter sido rejeitada na Alemanha. Foi o seu último romance publicado. No ano de 1946, Hermann Hesse recebeu o Prémio Goethe, prémio literário na Alemanha, e pouco mais tarde, recebeu o Prémio Nobel da Literatura, devido à “exaltação dos ideais humanitários clássicos e as altas qualidades de estilo presentes nas suas obras”. Morreu em 1962, tendo sido sepultado em Lugano.

Lista de obras ordenadas por data de publicação:

1899 – “Eine Stunde hinter Mitternacht”

1900 – “Hermann Lauscher”

1904 – “Peter Camenzind”

1906 – “Unterm Rad”

1908 – “Freunde”

1910 – “Gertrud”

1913 – “Aus Indien”

1914 – “In the Old Sun”; “Rosshalde”

1915 – “Knulp”

1916 – “Schon ist die Jugend”

1919 – “Marchen”; “Demian”; “Klein und Wagner”

1920 – “Klingsors ltzter Sommer”

1922 – “Siddhartha”

1925 – “Kurgast”

1927 – “Der Steppenwolf”; “Die Nurnberger Reise”

1930 – “Narziss und Goldmund”

1932 – “Die Morgenlandfahrt”

1943 – “Das Glasperlenspiel”

Aqui estão presentes as obras mais importantes deste autor, sendo que faltam aqui outras obras, sobretudo, de biografias e de poesias escritas pelo escritor alemão, naturalizado suíço.

499 Visualizações 1 Total
499 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.