Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
G.R.R. Martin é um famoso roteirista de televisão e escritor estadunidense de obras literárias de ficção científica, de fantasia e de terror. Seu nome é vinculado à série de livros As crônicas de gelo e fogo, mais conhecida mundialmente como Game of Thrones, após a adaptação dos livros para uma série de TV. Em 2011 Martin foi considerado pela revista TIME uma das cem pessoas mais influentes de todo o planeta.
Martin nasceu na cidade estadunidense de Bayonne, em New Jersey, no dia 20 de setembro de 1948. Ele é filho de um estivador, Raymond Collins Martin, e de uma empregada doméstica, Margaret Brady Martin. Ele é o filho mais velho do casal, que teve ainda duas filhas, nascidas em 1949 e em 1950.
Apesar de ter sido batizado como George Raymond Martin, o escritor decidiu ainda na adolescência adotar o “Richard” como seu terceiro nome. Ele é de origem muito humilde e residiu com a família durante muitos anos de sua infância em casas populares. Essas habitações eram fornecidas pelo governo local para pessoas de baixa renda, principalmente para imigrantes europeus oriundos da Segunda Guerra Mundial.
Início da vida literária
G.R.R. Martin teve contato com a literatura e arte da escrita desde muito jovem. Na adolescência se tornou um grande leitor de histórias em quadrinhos de super-heróis. Há uma edição de O Quarteto Fantástico de novembro de 1968 que contém uma nota ao editor escrita por G.R.R. Martin quando ele ainda frequentava a escola. Isso foi uma grande fonte de inspiração para que ele se tornasse escritor.
Na década de 1970, G.R.R. Martin se tornou bacharel em jornalismo pela Universidade de Northwestern, em Illinois. Tornou-se mestre em jornalismo no ano seguinte, também pela Northwestern. Ainda no início da década de 1970, Martin começou a escrever contos de ficção científica para revistas especializadas. Uma de suas narrativas teria sido rejeitada quarenta e duas vezes por diversas revistas.
Apesar do início de carreira pouco promissor, G.R.R. Martin prosseguiu em seu intuito de se tornar um escritor de renome. Em 1973 teve sua primeira indicação para os prêmios Hugo e Nebula. Apesar de não ter vencido nenhum dos prêmios, ter sido indicado foi um grande incentivo para o futuro renomado escritor.
Na década de 1980, G.R.R. Martin começou a trabalhar como editor de livros e começou a escrever roteiros para televisão. Na televisão, seu nome é vinculado a séries como The beauty and the beast e The new twilight zone. Na área de edição de livros, ele supervisiona e edita as obras da série Wild cards, que em 2012 celebrou 20 anos de publicação.
G.R.R. Martin e a Guerra dos Tronos
O maior trabalho de G.R.R. Martin, no entanto, é a série de livros As crônicas de gelo e fogo, escritas por ele. Ele iniciou a escrita dessa série em 1991, inspirado por eventos históricos, como a Guerra das Rosas, e em todo o conjunto de obras de J.R.R. Tolkien, que Martin sempre considerou um mestre e inspiração.
A série, atualmente com cinco obras publicadas, é planejada para ter sete volumes. O primeiro volume, A guerra dos tronos¸ foi publicado em 1996. O último publicado até o momento, A dança dos dragões, em 2011. Em 2007 o canal de televisão HBO comprou os direitos da série para realizar uma adaptação televisiva. A primeira temporada de Game of Thrones foi ao ar em 17 de abril de 2011. Desde então, após um enorme sucesso mundial, a série está na produção da sua oitava e última temporada, com previsão de estreia para 2019.
References:
http://www.georgerrmartin.com/