Decadentismo

Conceito de Decadentismo

O termo Decadentismo designa uma doutrina ou corrente estética, filosófica e principalmente literária, muito ligada ao Simbolismo e ao Impressionismo, segundo a qual a arte está acima da moral, podendo mesmo ser imoral. De uma forma geral, o Decadentismo pode ser definido com aquelas formas de arte que superam ou alteram a realidade a partir da evocação, da analogia extravagante, da evasão, e dos símbolos.

Esta corrente nasce em França durante as décadas de 1880 e 1890, tendo-se espalhado por praticamente toda a Europa e também por vários países da América, e surge como reação contra o Naturalismo. A descrença vivida na altura relativamente ao progresso e à felicidade humana, associada a um crescente pessimismo e ceticismo sobre o futuro, são a principal razão para o surgimento do decadentismo caracterizado por um claro cansaço da civilização, pelo tédio e pela busca de sensações fortes, encontradas na extravagância e no mórbido.

274 Visualizações 2 Total
274 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.