DC Comics é uma editora norte americana de banda desenhada pertencente à Warner Bros Entertainment. Vulgarmente conhecida apenas por DC é uma das companhias mais bem sucedidas na distribuição de banda desenhada e detentora de diversas licenças como Superman, Batman, Wonder Woman, The Flash, Aquaman, Green Arrow, Green Lantern, Shazam e Justice League.
O universo fictício da DC é representativo de muitos heróis, vilões e super equipas que pertencem ao imaginário da cultura pop do século XX. A companhia também publicou outras histórias de autores individuais, sob a alçada da sua editora secundária Vertigo, onde se encontram histórias como Watchmen ou V for Vendetta.
O advento dos super heróis
As iniciais “DC” surgem de uma publicação muito popular nos anos de 1930 chamada Detective Comics, onde estreou pela primeira vez o herói Batman. A DC Comics juntamente com a sua rival direta, Marvel Comics (agora propriedade da Walt Disney Company) detêm em conjunto mais de 805 do mercado de banda desenhada dos Estados Unidos da América. Antes de ganhar o nome de DC Comics a companhia fundada por Malcolm Nicholson em 1934 tinha o nome de National Allied Publications que se estreou no mercado com o a publicação New Fun: The Big Comic Magazine.
Em 1937 estreou então o primeiro volume de Detective Comics que introduziu Batman. Harry Donenfeld viria a adquirir a companhia pouco tempo depois formando então a Detective Comics Inc. A publicação seguinte, Action Comics, apresentou ao mundo o herói Superman em 1938. Um dos primeiros registos daquilo que viria a definir o conceito de super herói. Pouco tempo depois outros heróis ganharam destaque como Sandman e o próprio Batman.
O nome DC Comics só viria a ser adotado em 1977. Ao longo do tempo a companhia avançou com vários processos de violação de direitos de autor como o Wonder Man da Fox Comics que foi considerado uma cópia de Superman. Outra companhia a ser processada foi a Fawcett Comics sobre o seu herói Captain Marvel que foi também acusado de ser uma cópia de Superman. O tribunal decidiu a favor da DC e a Fawcett Comics foi forçada a fechar portas. Algum tempo depois os direitos de Captain Marvel foram comprados pela DC que reformulou o herói e em 1974 nasceu Shazam pois em 1967 a Marvel Comics, aproveitando a licença abandonada, registou o nome Captain Marvel e criou o seu próprio Captain Marvel tendo assim a DC de mudar o nome original do herói para o já citado Shazam. Em 2011 a DC reformulou a origem de todos os heróis com uma nova linha de lançamentos chamada The New 52. É comum os heróis terem as suas origens renovadas, criando diversos espaços temporais dentro do universo de cada personagem.
Em 2013 a DC decidiu inovar no mercado da banda desenhada digital com publicações dinâmicas e interativas. A DC2 e a DC2 Multiverse. A primeira tem layers dinâmicas que criam fluidez de movimento e a segunda permite que seja o leitor a escolher o rumo da história e a ordem dos acontecimentos criando assim diferentes finais para cada história. A Warner Bros criou em 2016 a divisão DC Films que servirá para unir o universo de todas as histórias da DC Comics de forma a criar uma ligação continua entre as futuras longas metragens dos super heróis DC.