Aquilino Ribeiro

Breve olhar sobre a vida e a obra de Aquilino Ribeiro

Aquilino Ribeiro (1885 – 1963) foi um ilustre escritor português.

Nasceu em Carregal de Tabosa, em Sernancelhe, no distrito de Viseu, onde estudou. Também frequentou o seminário de Beja.

Participou de forma bastante ativa na atividade política revolucionária contra o regime de Salazar, tendo sido demitido da Biblioteca Nacional, preso e, depois, exilado em Paris. Na capital francesa, estudou na Sorbonne.

Foi professor no Liceu Camões e fez parte do corpo diretivo da «Seara Nova», da qual foi um dos fundadores.

Aquilino Ribeiro é considerado um dos maiores prosadores portugueses da literatura contemporânea e, na sua vasta obra, é exaltado sobretudo o amor à terra, ao homem e à natureza. A sua linguagem é regionalista e utiliza bastantes arcaísmos assim como a gíria popular.

As suas obras principais são «Jardim das Tormentas» (1913), «A Via Sinuosa» (1918), «Terras do Demo» (1919), «Andam Faunos pelos Bosques» (1926), «Volfrâmio» (1944), «O Arcanjo Negro» (1947), «O Malhadinhas» (1949), «A Casa Grande de Romarigães» (1957) e «Quando os Lobos Uivam» (1958).

168 Visualizações 1 Total
168 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.