Um numeral é uma classe de palavras da gramática da Língua Portuguesa que se classifica como sendo uma classe gramatical de carácter variável. Um numeral, resumidamente, é um qualificador que serve para indicar a quantidade de coisas ou de indivíduos envolvidos numa dada ação que tenha acontecido, esteja a acontecer ou que irá acontecer no futuro.
De entre as classes gramaticais que existem na gramática da Língua Portuguesa entre os substantivos ou os nomes, os adjetivos, os pronomes, os artigos, os verbos que são todas elas classes de palavras gramaticais classificadas como classes de palavras gramaticais variáveis existem ainda as classes de palavras gramaticais invariáveis que são os advérbios, as conjunções, as interjeições, as adposições que podem ser do tipo interjeições, podem ser posposições e circumposições. Existem ainda as fusões de classes de palavras que são a crase, a contração e a combinação. O numeral é uma classe de palavras gramatical de carácter variável e que tem várias classificações e tipologias tais como os numerais cardinais, os numerais coletivos, os numerais multiplicativos, os numerais ordinais, os numerais fracionários e ainda os numerais romanos.
Numerais e as suas classificações e tipologias
Os numerais podem ser classificados como sendo numerais cardinais, numerais coletivos, numerais multiplicativos, numerais fracionários, numerais partitivos e ainda como sendo numerais romanos.
-
Numerais Cardinais:
Os Numerais Cardinais são denominados por cardinais pois são palavras que pretendem indicar a quantidade e também a contagem precisa e exata, assim como absoluta, de uma determinada coisa ou objeto. Os numerais cardinais são a forma mais básica e simples que existe de expressar os numerais que existem na gramática e na Língua Portuguesa. São exemplos de numerais cardinais: “um”, “dois”, “três”, “quatro”, “cinco”, “seis”, “dez”, “vinte”, “vinte e cinco”, “cem”, “cento e noventa e quatro”, “duzentos”, entre outros.
-
Numerais Coletivos:
Os Numerais Coletivos são aqueles numerais que têm a denominação de coletivos porque são aquele conjunto de palavras que servem para designar e nomear a quantidade específica de um conjunto de seres ou de objetos que existem num determinado contexto. Os numerais coletivos são uma classe de palavras da Língua Portuguesa que pode variar em número (sendo ele singular ou plural) e ainda em género (sendo ele masculino ou feminino). São exemplos de numerais coletivos as seguintes palavras e expressões: “Dúzia”, “Dezena”, “Milhar”, “Meia Dúzia”, “Três quartos”, “ Centena e meia”, “Centena”, “Década”, “Século”, entre outros exemplos.
-
Numerais multiplicativos:
Os numerais multiplicativos são aqueles numerais que pretendem indicar uma quantidade de coisas ou objetos que seja equivalente a uma multiplicação ou a uma duplicação ou triplicação. São exemplos de numerais multiplicativos os seguintes exemplos presentes nas frases: “Às vezes as palavras possuem duplo significado” e “Esta camisola azul custa o triplo do preço que aquela que vi ontem na outra loja”.
-
Numerais ordinais:
Os numerais ordinais são aqueles numerais cuja sua função é a de indicar a ordem e a ordenação ou a sucessão de números de seres ou de objetos num determinado contexto. Os numerais ordinais servem para casos em que são feitas contagens e se pretende organizar e ordenar (como o nome indica) os lugares, os números de seres e de objetos. São exemplos de numerais ordinais as seguintes frases e expressões: “O João foi o primeiro a chegar a casa”, “Ele recebeu os primeiros presentes na véspera do seu aniversário” e “Hoje é a primeira vez que como esta comida e é muito saborosa”.
-
Numerais Fracionários:
Os Numerais Fracionários são aqueles numerais que pretendem demonstrar e transmitir a ideia que algo está representado apenas por uma parte, ou seja, por uma fração. Os numerais fracionários indicam também a divisão de seres e ou objetos por exemplo numa receita de alimentos ou de um prato típico tal como se vê no seguinte exemplo: “Um terço do bolo, por favor” ou “Metade da quantidade do açúcar escrito na receita” ou ainda no caso de “Coloque ¼ (um quarto) de xícara de açúcar na massa do bolo e mexa sem parar”.
-
Numerais Romanos:
Os Numerais Romanos são os numerais que são usados para marcar o século em que se passa um determinado acontecimento ou data a nível da História. Existem sete símbolos que representam os numerais romanos, são eles: I (1), V (5), X (10), L (50), C (100), D (500) e M (1000). Os Numerais Romanos têm que ser combinados de forma correta sempre em ordem decrescente tal como no exemplo: MDXXXII (1532: 1000+500+30+2)