Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
A interrogação retórica é um recurso expressivo que, como o próprio nome diz, consiste numa questão que não visa resposta, antes procura dar ênfase, suscitar reflexão e criar expetativa relativamente a um dado tema, ou argumento, que, no fundo, se pretende evidenciar.
Neste sentido, e a título de exemplo, a interrogação retórica é uma mais-valia nos discursos de cariz político, ou nos textos argumentativos, nomeadamente porque favorece a persuasão e a própria argumentação, porque torna o discurso mais vivo e, por fim, porque potencia uma relação de proximidade entre o orador e o ouvinte, ou entre o escritor e o leitor.
Constitui exemplo deste recurso expressivo o «Sermão de Santo António aos Peixes», de Padre António Vieira, no qual as interrogações retóricas não só auxiliam a estruturação do seu pensamento, como também a sua persuasão.
Quanto à sua formulação, esta não se materializa apenas numa frase de tipo interrogativo, mas também numa “frase declarativa ou assertiva disfarçada de pergunta” 1, ou, ainda, numa formulação próxima da exclamação.
References:
1 interrogação retórica in https://www.infopedia.pt/$interrogacao-retorica