O que são Classes de Palavras
Classes de Palavras (ou Classes de Palavras Gramaticais) são conjuntos ou categorias de palavras nas quais são agrupadas todas as palavras de uma língua. Atualmente, a grande maioria dos gramáticos que estuda a morfologia das palavras reconhece dez como o total de classes de palavras existentes, nomeadamente: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. Estas classes podem ainda ser divididas em palavras variáveis e em palavras invariáveis, em que variáveis são aquelas em que variam em género, número ou grau, e as invariáveis são aquelas que não variam.
Apesar da existência de alguma discordância dos gramáticos quanto à definição e características de cada classe, apresentam-se abaixo as principais características de cada uma, divididas por variáves e invariáveis:
Palavras Variáveis
Substantivo: substantivos são palavras que dão nome a seres, objetos, lugares, sentimentos, qualidades, conceitos, entre muitos outros, exercendo sempre a função de núcleo das funções sintáticas onde estão iseridos (de sujeito, objeto direto ou indireto, e agente da passiva). São variáveis porque podem variar em género (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e grau (diminutivo, normal, aumentativo).
Exemplos: Beatriz, Lisboa, gato, coração, cadeira, beleza, amor, política, matemática, palavra.
Verbo: um verbo é uma palavra que expressa geralmente uma ação, mas pode indicar também um estado, uma ocorrência ou um fenómeno. São palavras variáveis, podendo variar em número (singular ou plural), pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa do discurso), modo (indicativo, subjuntivo ou imperativo), tempo (passado, presente ou futuro), aspecto (incoativo, cursivo ou conclusivo) e voz (ativa, passiva ou reflexiva).
Exemplos: ser, andando, fomos, caiu, chove.
Adjetivo: os adjetivos são uma classe de palavras que expressam características, qualidades ou atributos dos substantivos ou de qualquer palavra com valor de substantivo. São variáveis, admitindo flexão de género (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (normal, comparativo, superlativo).
Exemplos: quente, inteligente, lindíssimo, amarela, sábio.
Pronome: um pronome é uma palavra que substitui o substantivo numa frase (pronomes substantivos) ou que acompanham, determinam e modificam os substantivos, atribuindo particularidades e características aos mesmos (pronomes adjetivos). São palavras variáveis que admitem flexões de género (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e pessoa (primeira, segunda ou terceira pessoa do discurso).
Exemplos: eu, ela, teu, contigo, aquele, você.
Artigo: os artigos são palavras que antecedem os substantivos e que são utilizadas para os determinar ou para os indeterminar. São palavras variáveis, podendo variar em género (masculino ou feminino) e número (singular ou plural), e indicam também o género e o número dos substantivos que determinam.
Exemplos: o, a, os, as, um, uma, uns, umas.
Numeral: os numerais são palavras utilizadas para indicar a quantidade exata de seres ou coisas ou a ordenação de elementos numa determinada série, podendo ser classificados em cardinais, ordinais, multiplicativos ou fracionários. Alguns numerais podem ser flexionados em genero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural), enquanto outros são invariáveis.
Exemplos: dois, segunda, dobro, meio.
Palavras Invariáveis
Preposição: uma preposição é uma palavra que faz a ligação entre duas palavras da oração, subordinando um ao outro, podendo ser classificadas em essenciais ou acidentais.
Exemplos: em, entre, após, durante, de, para, conforme.
Conjunção: as conjunções são palavras cuja função é de fazer a ligação entre palavras, grupos de palavras, orações e frases, estabelecendo entre elas relações de coordenação ou subordinação, podendo ser aditivas, adversativas ou alternativas.
Exemplos: contudo, e, ou, mas, mas também, entretanto, ora.
Interjeição: as interjeições são palavras utilizadas para exprimir emoções e sentimentos surgidos subitamente tais como: alívio, alegria, dor, desejo, advertência, surpresa, etc. e o seu significado fica dependente da forma como as mesmas são pronunciadas. Alguns gramáticos defendem que esta não é uma classe gramatical, pois na maioria das situações as suas palavras podem ter o valor de uma frase.
Exemplos: ufa!, oh!, atenção!, tomara!, nossa!, uau!, bravo!, xiu!, basta!
Advérbio: os advérbios são palavras que se associam a verbos, a adjetivos ou a outros advérbios, modificando-os de forma a exprimir circunstâncias de tempo, lugar, modo, intensidade, entre outros. Apesar de os advérbio serem considerados invariáveis porque não sofrem flexão de género e número, apresentam flexões de grau (comparativo ou superlativo).
Exemplos: sim, não, melhor, muito, ali, antes, sempre, talvez.