Ficção

Ficção (s.f.) – (do latim fictio, -onis) invenção fabulosa; fábula; ato ou efeito de fingir; reflexo da imaginação; simulação; dissimulação; criação de cariz artístico que é baseada em factos reais mas que contém conteúdo imaginário.

Toda a obra literária é, desta forma, considerada ficção. Falamos de contos, romances, comédias, tragédias, odes, novelas, entre outros. Refira-se, ainda, no que ao cinema diz respeito, a ficção opõe-se ao documentário.

“A essência da ficção é, pois, a narrativa. É a sua espinha dorsal, correspondendo ao velho instinto humano de contar e ouvir histórias, uma das mais rudimentares e populares formas de contar e ouvir histórias. Mas nem todas as histórias são arte. Para que tenha valor artístico, a ficção exige uma técnica de arranjo e apresentação que comunicará à narrativa beleza de forma, estrutura e unidade de efeito”. (Coutinho, Afrânio. Notas de Teoria Literária. Civilização Brasileira,1976. p.30)

Na Literatura, é de mencionar o género ficção científica e a obra que lhe daria, segundo vários especialistas, efetivamente, origem. Fale-se de “Frankenstein ou o Moderno Prometeu”, datada de 1817 e escrita por Mary Shelley (1797-1851). A história de um cientista, que através de ações que teriam por base estudos alquimistas, procura recriar a vida que o antecedeu.

Nos Estados Unidos, destaque para Walt Whitman (1819-1892), Herman Melville (1819-1891) e Emily Dickinson (1830-1886) e os contemporâneos Nathaniel Hawthorne (1804-1864) e Edgar Allan Poe (1809- 1849), representantes da grande primeira geração literária. Hawthorne chamaria, mesmo, romance à narrativa ficcional. Segundo o autor, os romances seriam histórias de ficção, sérias, que se suportavam de técnicas especiais e que só desta forma conseguiam comunicar, passar uma mensagem.

Assim sendo, a ficção é toda a produção humana que representa o que é real, manifestando-se tanto no que concerne aos meios audiovisuais como o cinema, o vídeo e a televisão e ainda, na literatura, no teatro e na poesia.

São exemplos de escritores contemporâneos: Alastair Reynolds, Charles Stross, Dan Simmons, Richard K. Morgan e Steph Swaiston.

 

1091 Visualizações 1 Total

References:

http://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/1612705

http://www.dicionarioinformal.com.br/fic%C3%A7%C3%A3o/

 

1091 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.