Teatro Politeama

Apresentação do Teatro Politeama que se localiza na Baixa da cidade de Lisboa

O Teatro Politeama é um espaço dedicado à forma de arte que é o teatro e que se localiza na capital do país de Portugal, a cidade de Lisboa, mais precisamente na Baixa da cidade. O Teatro Politeama é dirigido pelo conhecido encenador e dramaturgo português de nome Filipe La Féria.

Teatro Politeama

Teatro Politeama 1

O Teatro Politeama é um edifício e espaço cuja localização está instalada em plena zona da Baixa da cidade de Lisboa, a cidade que é a capital do país de Portugal e uma das maiores e mais conhecidas cidades do país. O Teatro Politeama localiza-se na Baixa de Lisboa que é também conhecida pelo nome de Baixa Pombalina ou Lisboa Pombalina porque foi mandada edificar através de uma ordem do Marquês de Pombal depois dos acontecimentos avassaladores do terramoto do ano de 1755 que aconteceu na zona da cidade de Lisboa. O Teatro Politeama está instalado numa das ruas retas e perpendiculares organizadas para ambos os lados de um eixo central constituído pela Rua Augusta. A rua do Teatro Politeama é a rua das Portas de Santo Antão e o edifício e criação do teatro está datado do ano de 1912 sendo que a sua inauguração oficial aconteceu apenas um ano depois, quando decorria o ano de 1913, mais precisamente no dia seis do mês de dezembro. O edifício do Teatro Politeama foi construído e pensado segundo um projeto arquitetónico do arquiteto português Miguel Ventura Terra que fez formação em Portugal e também em França. A obra do Teatro Politeama junta-se a muitas outras no currículo do arquiteto português que é autor também de palacetes, de habitações de rendimento mais qualificadas e que se localizam na sua maioria na capital, construções ecléticas, de carácter cosmopolita e utilitário e também de importantes edifícios portugueses tais como o projeto e construção da primeira creche lisboeta quando decorria o ano de 1901, da Associação de Proteção à Primeira Infância, a MAC – Maternidade Alfredo da Costa, o Liceu Camões, o Liceu Pedro Nunes e o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho. A construção começou originalmente no dia doze do mês de maio quando decorria o ano de 1912 e na data da inauguração do Teatro Politeama, no dia seis do mês de dezembro do ano de 1913 a operata que esteve em exibição para a inauguração do espaço foi a “Valsa de Amor”. O Teatro Politeama é dirigido pelo encenador e dramaturgo Filipe La Féria, um conhecido português que nasceu no dia dezassete do mês de maio quando decorria o ano de 1945 e que além de encenador e dramaturgo é e foi ainda ator. De entre as obras do encenador Filipe La Féria destacam-se “Amália”, “O Principezinho”, “Música no Coração”, “Jesus Cristo Superstar”, “West Side Story”, “A Gaiola das Loucas”, “Amália, o Musical”, “República das Bananas”, “Pinóquio”, “As Árvores Morrem de Pé”, “A Volta ao Mundo em 80 Minutos”, “Aladino”, entre outras.

Peças de teatro exibidas no Teatro Politeama

Ano de 1919/1920 – “O Médico à Força”, de Moliére com encenação de Chaby Pinheiro

Ano de 1922 – “Malade Imaginaire”, de Moliére, com encenação de Signoret

Ano de 1933 – “O Dia dos Romeiros”, com encenação de José Clímaco e com elenco composto pelos atores Cremilda de Oliveira, Soares Correia, Maria Amélia e Zulmira Miranda

Ano de 2013 – “Grande Revista à Portuguesa”, com encenação do português Filipe La Féria e com elenco composto pelos seguintes atores e atrizes: Marina Mota, João Baião, Maria Vieira, Ricardo Castro, Vanessa, Filipe Albuquerque, Rui Andrade, Ricardo Soler, Patrícia Resende, Bruna Andrade e Adriana Faria.

Ano de 2014 – “Portugal à Gargalhada”, com encenação de Filipe La Féria e com elenco composto pelos seguintes atores e atrizes: Marina Mota, Joaquim Monchique, José Raposo, Maria João Abreu, Ricardo Soler, Paula Sá, Patrícia Resende, Bruna Andrade, Filipe Albuquerque, David Mesquita, Paulo Miguel e Jonas Cardoso.

Ano de 2015 – “A República das Bananas”, com encenação de Filipe La Féria e com o elenco composto pelos seguintes atores e atrizes: Rita Ribeiro, Anabela, Paula Sá, José Raposo, Ricardo Castro, Ricardo Soler, Bruna Andrade, João Duarte Costa, Patrícia Resende, Paulo Miguel e David Mesquita.

Ano de 2016 – “Árvores Morrem de Pé”, com encenação de Filipe La Féria e com o elenco composto pelos seguintes atores/atrizes: Manuela Maria, Ruy de Carvalho, João D’ Ávila, Carlos Paulo, Patrícia Resende, Maria João Abreu, Rosa Areia, Hugo Rendas, Ricardo Castro, Paula Fonseca, João Duarte Costa, João Sá Coelho e ainda Pedro Goulão.

Ano de 2017 – “Comédia Fantástica”, com encenação de Filipe La Féria e com o elenco composto pelos seguintes atores/atrizes: Cristina Oliveira, Carlos Quintas, Helena Isabel, Nuno Guerreiro, Rita Salema, Patrícia Resende, Maria Henrique e ainda Marina Albuquerque

Ano de 2018 – “A Volta ao Mundo no Politeama”, com encenação de Filipe La Féria e com o elenco composto pelos seguintes atores/atrizes: João Baião, Dora, Filipe Albuquerque, Paula Sá, Ricardo Soler, Catarina Pereira, Samuel Albuquerque e Carina Leitão.

407 Visualizações 1 Total
407 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.