Steven Spielberg

Steven Spielberg é um dos mais reputados realizadores e produtores de cinema, tendo já vencido três Óscares, dois de melhor realizador e um de melhor filme.

Origens de Steven Spielberg

Steven Allan Spielberg, mais conhecido como Steven Spielberg, nasceu a 18 de dezembro de 1946 na cidade de Cincinnati, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos da América. Filho de Leah Frances, uma pianista e restauradora e, também, de Arnold Spielberg, um engenheiro elétrico que trabalhava na área de desenvolvimento de computadores, ambos os pais eram descendentes de famílias russas judias imigrantes, algo que acabou por influenciar o trabalho de Spielberg.

Durante a infância, Steven Spielberg viveu em várias localidades e estados norte-americanos, tendo por isso um vasto conhecimento dos Estados Unidos da América: Haddon Township, no estado de New Jersey; Phoenix, em Arizona e ainda Saratoga, no Estado da California, onde posteriormente inscreveu-se na Universidade de Long Beach, ainda que saísse precocemente devido ao seu desejo de seguir uma carreira na área do entretenimento, mas precisamente na 7ª arte. Depois de algumas participações como assistente de edição, ainda menor de idade Steven Spielberg realizou três curtas metragens de 1958 a 1961 – “The Last Gun” (1958), “Fighter Squad” (1961) e “Escape to Knowhere” (1961). Nas duas últimas Spielberg escreveu o argumento e na derradeira curta-metragem foi, inclusive, o produtor.

Carreira de Steven Spielberg como realizador, produtor e escritor

Ainda assim, de 1961 a 1975, altura em foi lançado o filme “Tubarão” (“Jaws”, em inglês), vencedor de três Óscares da Academia (“Melhor Som”, “Melhor Banda Sonora” e “Melhor edição”) e candidato à categoria de “Melhor filme”, Steven Spielberg havia realizador poucos filmes de longa-metragem, salientando-se “Asfalto Quente”, no ano anterior, que havia ganho algum consenso e apreciação entre os críticos.

Porém, foi mesmo “Tubarão, um trhiller sobre um tubarão gigante que ameaça uma pequena população, que lançou Steven Spielberg ao estrelato. Ele realizaria dois anos depois “Encontros Imediatos em 3º Grau”, e posteriormente a saga Indiana Jones, iniciada 1981 com “com Salteadores da Arca Perdida” e que lhe valeu a primeira nomeação a “melhor realizador” e finalizada em 1989 com Indiana Jones e a Última Cruzada (em 1984 foi lançado o segundo filme, “Indiana Jones e o Templo Perdido), bem como “E.T” em 1982.

Só neste período, os seus filmes venceram 12 Óscares, sendo que o próprio Steven Spielberg foi nomeado por três vezes, sem vencer, à categoria de “melhor realizador” e ainda em mais duas ocasiões nos filmes “A Cor Púrpura” (1985) e O Império do Sol” (1987), onde aparece o jovem, ainda criança, Christian Bale, considerado um dos melhores atores da atualidade-

A Cor Púrpura“, estrelado por Whoopi Goldgberg, é ainda hoje o filme com mais nomeações – um total de 11 – sem ter vencido um único Óscar.

Porém, Steven Spielberg acabaria por vencer a estatueta de “melhor realizador” e “melhor filme” dos Óscares e também dos Globos de Ouro como realizador e produtor de “A Lista de Schindler”, em 1994, num filme onde faz referência à sua ascendência judaica, a par da ficção científica uma das áreas que o realizador tem mais explorado ao longo da sua carreira.

Posteriormente, foi novamente candidato a Óscares em oito ocasiões, tendo vencido uma delas,  a de “Melhor realizador”, por “O Resgate de Soldado Ryan”(1999), onde vendeu a categoria homóloga dos Globos de Ouro.
As restantes oito nomeações foram: à categoria de “Melhor Filme” pelo já citado “O Resgate de Soldado Ryan“, no decorrer na segunda-grande guerra Mundial e com referências ao holocausto; às categorias de “Melhor Realizador” e “Melhor Filme” por “Munique” (2005), mais uma vez sobre questões relacionadas com judeus; “Melhor Filme” como produtor de “Cartas para Iwo Jima” (2006); “Melhor Filme” por “Cavalo de Guerra” (2012), novamente sobre a 2ª Grande Guerra; “Melhor Filme” e “Melhor Realizador” por “Lincoln” (2013); “Melhor Filme” por “A Ponte dos Espiões”; e “Melhor Filme” por “The Post(2017).

Além disso, na cerimónia dos Globos de Ouro de 20008, venceu o prestigiado prémio Cecil B. De Mille Award, como condecoração pela sua carreira.

Ao longo da carreira Steven Spielberg são-lhe atribuídos 23 argumentos de cinema e jogos cinematográficos, 57 realizações de filme e 171 produções e ainda 15 aparições como ator, normalmente “cameos” ou representações dele mesmo.

363 Visualizações 1 Total

References:

Steven Spielberg, IMDB. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm0000229/?ref_=tt_ov_dr Consultado a 18/06/2018

Steven Spielberg, Wikipedia. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Steven_Spielberg Consultado a 18/08/2018

363 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.