Concorrentes e bastante distintas das conhecidas novelas
Séries televisivas designam-se como um produto audiovisual que conta uma história mas ao contrário de um filme, em que vemos tudo de uma só vez, neste caso é por episódios. No entanto, também são distintas das novelas que mantêm a característica de ser por episódios mas, por norma, em número muito mais elevado do que as séries e sem a característica mais peculiar das séries que consiste na existência de um tema distinto por episódio, quase como uma mensagem, uma lição a reter.
A verdadeira explosão da chegada das séries televisivas chega no início do presente século quando as televisões percebem que as séries se tornaram o principal “programa chamariz” do público, levando a um aumento considerável das audiências.
As séries podem ser consideradas como os programas que facilitam a planificação das grelhas televisivas e formam o quotidiano da televisão. As famílias sentem a necessidade de ter um programa de forma regular e pontual e este tem de encontrar um lugar nas suas vidas. A série televisiva tem de ser extremamente rigorosa em variados aspetos como são os exemplos a duração de cada episódio, usar os mesmos cenários e a necessidade da série se inserir nas regularidades dos telespetadores visto que eles enquanto público fazem mais do que apenas visionar as os episódios. A ligação entre telespetador e série pode ser tão intenso ao ponto de distrair o público dos seus problemas da vida real e é “engolido” para o enredo da série, sempre com a certeza que, naquela hora e naquele dia, vai encontrar um seguimento de história, no mesmo local e com as mesmas personagens.
Para os fabricantes de séries, o segredo é construir universos originais mas acessíveis de compreensão do público. Criar ligação e afeto que “prendam” desde logo o telespetador são algumas das formas usadas para que a série tenha o sucesso esperado. O objetivo primordial é a identificação do público com a série, seja de que forma for.
Apesar de as séries não poderem ser comparadas com os media noticiosos a nível de tempos record ou daquilo a que chamamos diretos, o mundo ficcional não deixa de ter uma preocupação com os assuntos que rodeiam os seus espetadores.
Existem diversificadas séries em Portugal que já foram exibidas ou ainda estão em exibição em canais de acesso ao público. Como exemplo de séries temos a “37”, “7 Vidas”, “A Jóia de África”, “A minha família é uma animação”, “A minha sogra é uma bruxa”, “A Mulher do Senhor Ministro”, “A Raia dos Medos”, “A Loja do Camilo”, “A Senhora Ministra”, “Água de Mar”, “A Vida Privada de Salazar”, “As Aventuras do Camilo”, “As Lições de Tonecas”, “Alentejo Sem Lei”, “Ana e os Sete”, “André Topa Tudo”, “Aqui não Há Quem Viva”, “A Família Mata”, “Ballet Rose”, “Bocage”, “Bem-vindos a Beirais”, “Batanetes”, “Bairro”, “Câmara Café”, “Conde de Abranhos”, “Contra Informação”, “Crianças SOS”, “Conta-me como Foi”, “Clube dos Campeões”, “Camilo na Prisão”, “Camilo O Presidente”, “Camilo em Sarilhos”, “Camilo, O Pendura”, “Camilo & Filho Lda”, “Duarte & C.a”, “Detective Maravilhas”, “Destino Imortal”, “Equador”, “Esquadra de Polícia”, “Estação da Minha vida”, “Ele é Ela”, “Fura Vidas”, “Gato Fedorento”, “Gente Fina é Outra Coisa”, “Inspetor Max”, “Jornalistas”, “Lá em Casa Tudo Bem”, “Levanta-te e Ri”, “Liberdade 21”, “Loja do Camilo”, “Médico de Família”, “Ministério do Tempo”, “Não há Duas sem Três”, “Nico D`obra”, “Nós os Ricos”, “Não há pai”, “Malucos do Riso”, “Maternidade”, “Madre Paula”, “O Quinto Poder”, “O Cacilheiro do Amor”, “O Bando dos Quatro”, “O Clube das Chaves”, “O Melhor dos Melhores – Especial Natal”, “Olá Pai!”, “Os Andrades”, “Os Melhores Anos”, “Os Serranos”, “Os Bonecos da Bola”, “O Último Tesouro”, “Os Contemporâneos”, “Pedro e Inês”, “Polícias”, “Pai à Força”, “Reformado e Mal Pago”, “Riscos”, “Rua Sésamo”, “Sim Chef!”, “Santos da Casa”, “Sétimo Direito”, “Sozinhos em Casa”, “Super Pai”, “Só Gosto de Ti”, “Sal”, “Trapos e Companhia”, “Triângulo Jota”, “Tudo ao Molho e Fé em Deus”, “Telerural”, “Um Estranho em Casa”, “Uma Aventura”, “Uma Casa em Fanicos”, “Vortex”, “Zé Gato”, “Zé Carlos”, entre outras.