Produtora Cinematográfica
|
Identidade Criativa
A produtora «Persona Non Grata Pictures» produz filmes desde a ficção até ao documentário e já conta com mais de 30 co-produções com países como Brasil, Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha e Moçambique.
Tem marcado presença em diversos festivais por todo o mundo e por salas de cinema nacionais.
Projetos Audiovisuais
Na categoria de longas-metragens no ano de 2017, a produtora começou o projeto «Pedro e Inês (A Trança de Inês)» uma co-produção entre a própria produtora, a Diálogos Atómicos (produtora portuguesa), MPM Film (produtora francesa) e ainda a Refinaria Filmes (produtora brasileira) que tem data de estreia para o ano de 2018. No mesmo ano estreia «Gafas Amarillas (óculos de sol, amarelos)» sob a direção e Iván Mora Manzano em co-produção com a Corp. La República Invisible (Ecuador) e ainda «Caminhos Magnético de Edgar Pêra em co-produção com a produtora portuguesa Bando À Parte. Em 2013 lançou «Somos Gente Honrada» sob a direção de Alejandro Marzoa uma co-produção da El Terrat (ES) e da Vaca Films com a própria produtora portuguesa. Em 2010 produziu com a Vaca Filmes (ES) e com Diler Associados (BR) a longa-metragem «Embargo» de António Ferreira a partir da obra homónima de José Saramago. No mesmo ano «Retornos» de Luis Avilés com as produtoras Vaca Filmes (ES) e Patagonik Film Group (ARG). Em 2002 «Esquece Tudo o que te Disse» de António Ferreira com a co.produção de Madragoa Filmes (PT) e Gémini Films (FR).
Nos projetos de longa-metragem em 2018 a produtora tem em desenvolvimento os projetos «A Bela América» de António Ferreira, «El Son De Eliécer» de Joan Gomez, «Fé Cega Faca Amolada» de António Ferreira e ainda «Isabella» de Mónica Laraina.
No catálogo de curtas-metragens a produtora tem, em 2013, «Almoço de Sábado» de Luís Manuel Almeida com as produtora Arritmia Filmes. No mesmo ano «Jongo» de Tiago Sousa com a produtora Filmes Finesse. Em 2012 «Posfácio Nas Confecções Canhão» de António Ferreira com a co-produção da Fundação Cidade de Guimarães. No mesmo ano «Super Vodka» de Leandro Silva em co-produção com Leandro Silva e Camaleão. Para terminar em 2012 produziu «Vazante» de Pedro Flores. Em 2011 «O Voo da Papoila» de Nuno Portugal. Em 2010 «Embargado» de Leandro Silva e ainda «Hepicat» de Nuno Portugal. Em 2009 «El Justicieo» de Tiago Sousa e «Intervalo» de Luís Manuel Almeida. Em 2008 «À Flor da Pele» de Nuno Portugal. Em 2007 «Deus Não Quis» de António Ferreira, «Pago para ver» de Luís Manuel Almeida e «Déjá Vú» de Nuno Portugal. Em 2000 «Respirar (debaixo d´água)» de António Ferreira e «ZWEI IN EINEM» de Gerald Maas. Em 1997 «WC» e em 1996 «Gel Fatal» de António Ferreira.
A nível de documentários produziu em 2015 «Operação Angola: Fugir para Lutar» de Diana Andringa com as produtoras Promarte e Diálogos Atómicos. Em 2013 «As coisas Não são feitas por acaso» de Tiago Cravidão com as produtoras Largo Filmes (PT) e Videoteca de Lisboa (PT). Em 2011 «Das 9 às 5» de Rita Alcaire e Rodrigo Fernandes. Em 2009 «Futebol de Causas» de Ricardo Antunes Martins. Em 2007 «Poéticamente Exausto, Verticalmente Só – a história de José Bação Leal» de Luísa Marinho. Em 2006 «Humanos – A Vida em Variações» de António Ferreira e por fim, no mesmo ano, «Rockumentário» de Sandra Castiço.
Premiações nacionais e internacionais
Embargo
Realização: António Ferreira
Prémios:
Fantasporto 2010 – Menção Honrosa do Juri Internacional
Posfácio nas Confecções Canhão
Realização: António Ferreira
Prémios:
CinEuphoria 2013 (Portugal) – Melhor Fotografia/ Top Curta Metragem
O Voo da Papoila
Realização: Nuno Portugal
Prémios:
Avanca 2011 (Portugal) – Menção Honrosa do Juri Internacional
XVIII Caminhos do Cinema Português – 2011 (Portugal) – Melhor Curta-Metragem
Blog CinEuphoria – 2012 – 11 prémios
Pago para Ver
Realização: Luís Manuel Almeida
Prémios:
V Bragacine- Festival Internacional de Cinema Independente de Braga – 2007 – Prémio “Lauro António” Melhor Realizador Jovem Europeu
JAIPUR INTERNATIONAL FILM FESTIVAL – Menção especial do Juri para melhor filme estrangeiro
Respirar (Debaixo D’Água)
Realização: António Ferreira
Prémio:
Festival Internacional de Vila do Conde – Portugal – Prémio jovem cineaste /Prémio de melhor realização/ “Onda Curta” – prémio especial RTP
New York Int. Independent Film Festival & L.A. – USA – Alexandre Pinto – Prémio de melhor actor
5º Festival Int. de Cine Independente de Ourense – Galiza – Prémio Melhor Filme “Eixo Atlântico”
Festival du Film Court de Brest – França – Prémio de Melhor Média Metragem Europeia
7º Fest. Ibérico de Cortometrajes Badajoz – Espanha – Prémio de Melhor Filme/ Prémio de Melhor Realização/ Prémio de Melhor Fotografia