Uma Pedra no Sapato

Produtora Cinematográfica

 

Logo Uma Pedra no Sapato

Logo Uma Pedra no Sapato

Dados Gerais
Designação Oficial: Uma Pedra no Sapato
Tipo de Entidade: Empresa Privada
Atividade Principal: Produção Cinematográfica
Ano de Fundação: 2014
Fundadores: Filipa Reis e João Miller Guerra
Localização: Calçada da Ajuda, Lisboa
Website Oficial: www.umapedranosapato.com/pt

Redes Sociais:

www.facebook.com/umapedranosapato/

Identidade Criativa

Esta empresa nasce depois de uma outra produtora, dos mesmos proprietários, já ter cerca de seis anos. No entanto, num mercado atribulado e competitivo, surgiu a necessidade de separar as indústrias de cinema e de televisão que, apesar de aparentarem ser da mesma área, acabam por se tornar visivelmente distintas. Não são os mesmos formatos. Não são os mesmos públicos. Não concorrem aos mesmos festivais e, acima de tudo, não carecem dos mesmos apoios/financiamentos. O cinema é o filho pródigo dos investidores e a televisão é a fiel companheira do povo mas que só chega até ele através dos mais restritos programas, escolhidos a dedo pelas próprias estações televisivas.

Uma Pedra no sapato nasce tendo como ponto de partida um pensamento independente sobre a sociedade em que vivemos e um olhar atento perante as mentalidades contemporâneas, a cultura e as expressões artísticas, a produtora aposta em criações de caráter autoral, no contacto permanente com as pessoas e sua realidade.

Projetos Audiovisuais

Uma Pedra no Sapato aposta em poucos projetos por ano, tentando dar a cada filme a atenção que este merece, tornando a experiência de produção rica também do ponto de vista criativo.

O biênio de 2016/2017 aposta na internacionalização, quer ao nível da distribuição, quer da coprodução. Esta aposta, já iniciada em 2015 com a presença no Eurodoc 2015/2016, é reforçada com a participação no programa Emerging Producers, no Jihlava International Documentary Film Festival.

2017 é marcado pela chegada de novos projetos e até mesmo o concretizar de alguns que já estavam em mente mas só agora foram possíveis de realizar.

A primeira estreia de 2017 foi a curta-metragem “O Caso J”. Mas 2017 não parou por aí no fim da primeira metade do ano estreia da primeira longa metragem da produtora. “Djon África”, produzida em África, país que foi a casa da produtora durante cerca de um ano.

Depois de Leonor Teles ter vencido, em 2016, o Urso de Ouro em Berlim a produtora continua a apostar na realizadora e o próximo projeto da mesma já está em fase de pós-produção intitulado de “Terra Franca”.

Premiações nacionais e internacionais

Nos últimos anos os filmes produzidos pela produtora têm sido apresentados em festivais como: Berlinale (Alemanha), Fid Marseille (França), Cinema du Réel (França), IDFA (Holanda), Melbourne (Austrália), IFF Hong Kong, Festival dei Popoli (Itália), FIDDOC (Chile), FICUNAM (México), Curitiba (Brasil), FIDBA (Argentina), Forum DOC.BH (Brasil), BORDOCS (México), Traces de Vie (França), Clermont Ferrand (França), Festival Internacional de curtas de São Paulo (Brasil), Vilnius (Lituânia), Edinburgo (Escócia), Ouberhausen (Alemanha), entre outros. Em Portugal foram apresentados no IndieLisboa, DocLisboa, Santa Maria da Feira, Caminhos do Cinema Português, Fantasporto, Curtas Vila do Conde, entre outros.

Com esta circulação, à qual se juntaram prémios importantes como o Urso de Ouro em Berlim, o prémio Firebirds em Hong Kong, melhor filme português no DocLisboa, dupla premiação para melhor curta metragem no Indie Lisboa, entre outros, tornou-se possível estrear todos os filmes em sala comercial. Neste sentido, destacam-se apresentações e mostras portuguesas como Desobedoc.

Os filmes têm tido ainda emissão em diversos canais de televisão. Para além da RTP, com quem tem uma longa relação de trabalho, contam-se também relações de trabalho bem sucedidas com os canais TVCine, Canal 180 e Odisseia.

BALADA DE UM BATRÁQUIO (Documentário, 11’, 2K, 2016)

Realização: Leonor Teles

Produção: Uma Pedra No Sapato

PRÉMIOS:

Urso de Ouro | Berlinale Shorts | 66ª Festival Internacional de Berlim 2016, DE

Firebird Award | Competição de Curtas | Festival Internacional de Hong Kong 2016, CN

Mençao Honrosa Amnistia Internac ional | Competição Nacional e Internacional | IndieLisboa 2016, PT

Troféu Capivara | Comp Internacional | Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte 2016, BR

Prémio Curt’Arruda – Melhor Curta-Metragem | Festival de Cinema de Arruda dos Vinhos 2016, PT

Prémio Revelação | Festival Caminhos do Cinema Português 2016, PT

Prémio Sophia para Melhor Curta-metragem Documental | Prémios Sophia 2016, PT

909 Visualizações 1 Total

References:

Fonte: www.umapedranosapato.com/pt

 

909 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.