Naturalismo

Apresentação do conceito de Naturalismo

Nas artes da representação, o termo Naturalismo designa um movimento surgido no fim do séc. XIX como reação ao estilo enfático e artificioso que na altura dominava o teatro europeu. Pretendia (tal como aconteceu mais tarde com o movimento realista) apresentar aos espectadores problemas contemporâneas que afligiam a sociedade. Apresentava, contudo, características especiais que o tornavam um teatro de ilusão que não permitia ao espectador a necessária objectividade, de forma a desenvolver nele o seu espírito crítico.

O Naturalismo teve como expoentes máximos Antoine (França), Brahms (Alemanha), Shaw (Reino Unido) e Stanislavsky (Rússia). Stanislavsky, contudo, elevou o naturalismo-realismo a um nível artístico, proveniente de uma pesquisa sistemática, que revolucionou o teatro.

1043 Visualizações 1 Total
1043 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.