Hollywood: a maior indústria de cinema do mundo
Hollywood se refere à indústria cinematográfica dos Estados Unidos, uma das mais bem-sucedidas indústrias de entretenimento de todo o planeta. Embora originalmente refira a um distrito da cidade de Los Angeles, o termo é quase sempre utilizado como um sinônimo do cinema norte-americano.
Alguns críticos de cinema dividem a indústria cinematográfica de Hollywood em dois períodos: o clássico e o pós-clássico. O primeiro período compreende a produção do cinema estadunidense de 1917 a 1960. Durante os primeiros quarenta e três anos da era clássica dos filmes dos Estados Unidos se definiu o estilo dominante de se fazer cinema no país, que persiste ainda hoje.
O modelo de produção fílmica da clássica Hollywood é o mais bem-sucedido em todo o planeta. Os filmes hollywoodianos apresentam características em comum que exercem um poder muito forte sobre seus espectadores. Em comparação a indústrias de cinema de outros países, Hollywood fatura por ano muito mais que qualquer outra, além de produzir em torno de 800 filmes a cada ano.
O cinema estadunidense trabalha com um modelo de narrativa linear em que a única manipulação temporal são os flashbacks. Esse recurso é utilizado normalmente para apresentar uma memória que contribui com a linearidade da narrativa.
Aa narrativas hollywoodianas costumam trabalhar com motivações psicológicas de personagens que precisam superar obstáculos para atingirem um objetivo. É comum que o plot hollywoodiano revele uma personagem que sofre uma perda logo no início do filme. Isso vai fazer com que ela precise passar por uma jornada em busca de vingança ou redenção.
As personagens desenvolvidas nos filmes de Hollywood possuem traços e personalidades bastante definidas em sua maioria. É habitual que elas sejam personagens planas e não redondas. Isso significa que há pouca profundidade ou desenvolvimento da personalidade delas.
O segundo período de Hollywood manteve esses modelos como base para a grande maioria de seus próximos filmes. O tipo de narrativa hollywoodiana produz os filmes mais comerciais do mundo, os blockbusters, que rendem ao estúdio anualmente bilhões de dólares.
Apesar de a indústria hollywoodiana ser idolatrada em todo o mundo, ela carrega a fama de ser excludente, preconceituosa e machista. Há inúmeras campanhas dentro e fora de Hollywood para que haja uma equiparação não apenas salarial entre homens e mulheres, por exemplo, mas na forma como as personagens femininas e masculinas são representadas nos filmes.
References:
https://www.theguardian.com/film/2010/feb/28/philip-french-best-hollywood-films