Os maiores espetáculos de exibição de filmes
Existem diversos festivais de cinema por todo o mundo. Durante todo o ano, milhares de realizadores e produtores deslocam-se a diversos países para apresentarem os seus filmes. Os melhores regressam com prémios e os que não tem essa sorte regressam com experiências e novos contactos.
Portugal não é exceção e conta com a existência de diversos festivais para diversas idades, temas e durações. Nem todos os festivais dão para todos os tipos de filmes. Existem festivais mais direcionados a filmes de ficção, que é o género cinematográfico mais produzido e que conquistou a sociedade derivado ao seu poder comercial por se apresentar como algo que não é real, uma fantasia. Outros festivais são mais para a valorização dos documentários, que apesar de ser uma representação real tem, tal como as ficções, de ter um argumento, uma ideia, um guião. Precisa de investigação, aprofundar uma ideia. Nasce da imagem. As imagens que captamos vão ajudar a entender o desenrolar dos acontecimentos. É quase impossível conseguir prever exatamente o que vamos conseguir captar. Os documentários podem ser diretos e espontâneos, captando o que dificilmente se irá repetir como olhares, sorrisos e até mesmo falas. Mas também podem ser diretos induzidos em que se pede para repetir um gesto ou uma fala para podermos documentar. Mais limitado a nível de festivais mas não menos apreciado, temos a animação que é na maior parte das vezes o primeiro estilo cinematográfico/televisivo que temos acesso desde que nascemos. É utilizada como uma das principais formas de entreter as crianças. Os bonecos animados ou os filmes de heróis chegam aos olhos das crianças e cativam a sua atenção. É a irrealidade que o caracteriza. É fortemente baseada em bons desenhos que ganham vida em forma de personagens. É também o mais difícil de realizar devido ao trabalho manual e artístico de que carece.
Para além dos estilos cinematográficos que podem definir o festival a que se destina, temos ainda a duração do filme. Podemos ter um filme de longa-metragem que é um filme de longa duração. A grande questão no que toca a esta duração é que cada um tem a sua definição de tempo para uma longa-metragem. Se para alguns países basta ter 40 minutos, para outros é preciso atingir o dobro. Por outro lado, uma curta-metragem é um filme de pequena duração que por norma vai dos 5 minutos até ao tempo máximo que separa uma curta de uma longa-metragem.
Os festivais recebem todos os anos imensos filmes de diversas nacionalidades e depois da exibição de todos os filmes a concurso no festival são premiados os melhores. Os prémios mais recorrentes são o de melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor curta-metragem, melhor longa-metragem, melhor documentário, melhor filme de ficção, melhor filme de animação, melhor banda sonora, melhores efeitos visuais, melhor filme de escola ou ainda melhor realização.
Em Portugal existem cerca de 61 festivais de cinema de norte a sul e de diversas categorias. Temos o “Arouca Film Festival”, “Avanca Film Festival”, “Black & White”, “Bragacine”, “Caminhos do Cinema Português”, “Cinanima”, “Cinecôa”, “Cine´eco”, “Cortex”, “Curtas Vila do Conde”, “DOC lisboa”, “Douro Film Harvest”, “Encontros de Cinema de Viana”, “Fantasporto”, “Farcume”, “Fest”, “Festin”, “Cineclub da Feira”, “FIKE”, “FUSO”, “Indie Lisboa”, “Lisbon & Sintra Film Festival”, “Monstra”, “Motel X”, “Porto 7”, “Porto / Post / Doc”, “Queer Lisboa”, “Temps d´Images”, “Super 9 Mobile Film Fest”, “Curt´Arruda”, “Porto Femme”, “Portugal International Film”, “Guiões”, “Noite Pagárrenda”, “TBDrone Festival”, “Ocean Coast Film”, “Eros Film Festival”, “Azores Fringe Festival”, “Farcume”, “Arroios Film Festival”, “Do Pão”, “Finisterra Arrábida Film Art&Tourism Festival”, “Shortcutz Figueiró dos Vinhos”, “Lisbon Motocycle Film Fest”, “Estilhaços”, “Shortcutz Lisboa”, “RIOS”, “MMIFF”, “MADSWELL”, “Madeira Film Festival”, “PLOT”, “Cinalfama”, “Shortcutz Guimaraes”, “Madeira Fantastic Filmfest”, “Festival Política”, “Beast International Film Festival”, “Ficsam International Mental Health Film”, “2nd Braga International Vídeo”, “Figueira Film Art”, “Family Film Project” e ainda o festival “Filmes do Homem”.