En attendant Godot – À Espera de Godot

En attendant Godot é uma peça de origem francesa onde duas personagens esperam pela chegada de outro alguém de seu nome Godot.

En attendant Godot (ou na sua tradução para português “À Espera de Godot”) é uma peça de origem francesa, escrita por Samuel Beckett, onde duas personagens de nome Vladimir e Estragon, esperam pela chegada de outro alguém de seu nome Godot. Este é o mote para a várias conversas e constatações entre as duas personagens, durante o tempo em que estão juntos. Samuel Becket descreve a peça como uma “tragicomédia em dois actos”.

godot

O cenário típico de uma encenação da peça de Becket.

A peça estreou a 5 de Janeiro de 1953 no Teatro de Babylone em Paris. A versão em inglês viria a estrear em 1955, em Londres, traduzida pelo próprio Becket. Existe somente um local durante toda a peça e poucos elementos cénicos. A peça abre numa cena de exterior com as personagens Vladimir e Estragon que se tratam pelos seus diminutivos, Didi e Gogo, respectivamente. Ambos interagem sobre as inquietações entre cada um e regularmente falam da espera de uma pessoa chamada Godot, um tema que é puxado à conversa diversas vezes e as duvidas entre se devem ou não continuar a esperar. Esperam junto a uma árvore despida e a dada altura encontram duas novas personagens que passam pelo local.

Estes são Lucky, um silencioso e complacente escravo com uma corda em volta do pescoço e o seu mestre Pozzo, que decidem parar um pouco para descansar. Pozzo tem uma atitude arrogante e violenta perante Lucky, mas comporta-se de forma civilizada para com Vladimir e Estragon. Antes de partirem Lucky tem um monologo que começa com alguma coerência sobre teologia, mas rapidamente passa para uma série de palavras soltas e frases sem nexo. Quando Pozzo e Lucky saem, Vladimir e Estragon questionam-se se os terão visto antes. Entretanto entra um rapaz, que não tem nome próprio na peça, com uma mensagem de Godot, que avisa que não irá chegar naquela noite, mas no dia seguinte. Assim Vladimir e Estragon decidem passar a noite e termina o primeiro acto.

No dia seguinte os dois personagens tentam confirmar que estão realmente no dia seguinte, procurando evidências do contacto com Pozzo e Lucky e imitando as atitudes de ambos. Entretanto estes últimos voltam e a corda de Lucky é menor, sendo que agora é Lucky que guia Pozzo e não o contrário. Pozzo revela que agora é cego e Lucky mudo. Pozzo diz que perdeu o sentido do tempo, que não se lembra de Vladimir nem Estragon e que não espera lembrar-se deles no dia seguinte. Antes de partir deixam algumas palavras de desespero. Depois disso Vladimir volta a encontrar o rapaz e começa a tomar consciência da natureza repetitiva daquela experiência, prevendo inclusive o que o rapaz vai dizer sobre Godot. Vladimir e Estragon consideram cometer suicídio junto da árvore se Godot não chegar. Decidem ficar a noite, mas mais uma vez nenhum toma a iniciativa de deixar de esperar.

Influência posterior

Esta obra deu origem a diversas sequelas não autorizadas, escritas por diversas pessoas. O autor sérvio, Miodrag Bulatovic, escreveu em 1966 “Godot chegou”. Nesta obra Godot é um pasteleiro que acaba condenado pelas outras quatro personagens. Daniel Curzon escreveu outra sequela nos anos de 1990. Outras transformações foram escritas por diferentes autores ao longo dos anos revelando a forte influência no panorama teatral desta peça. Existem inclusive algumas referências à peça em outros formatos de entretimento como em um dos episódios de Rua Sésamo, no caso “À espera de Elmo”. O apresentador norte-americano Eric Andre, também declarou que a peça teve influência no carácter surreal do seu programa The Eric Andre Show. Samuel Beckett era conhecido por desaprovar qualquer produção que tomasse a mínima liberdade com o texto original, citando várias vezes que nenhuma dessas transformações deveria ser atribuída à sua pessoa.

500 Visualizações 1 Total
500 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.