Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Sir Charles Spencer Chaplin, também conhecido como Charlot, foi um autor, ator, produtor, realizador cinematográfico e compositor musical britânico. Foi e continua a ser considerado por muitos não só a estrela do cinema mudo, como também um dos melhores atores de comédia de sempre, nomeadamente devido ao inigualável talento demonstrado em inúmeras obras recheadas de sensibilidade. O seu elevado valor humano e preocupação social também fez com que o público o acarinhasse significativamente.
Charles Chaplin nasceu a 16 de abril de 1889, em Londres, no seio de uma família muito modesta, também ela constituída por animadores do music-hall. Estreou-se em palco num número infantil de sapateadores, quando tinha apenas oito anos de idade.
Em 1910, decidiu ir para os Estados Unidos com a sua companhia de music-hall, tendo aí estabelecido residência para se poder dedicar plenamente à sétima arte. Assim, o seu primeiro filme, Making a Living, foi projetado em 1914 e, desde então, a sua carreira ascendeu vertiginosamente, tornando-se mundialmente famoso.
Em 1946, Charles Chaplin deixou os Estados Unidos e foi viver para a Suíça, onde escreveu uma longa autobiografia intitulada «História da Minha Vida». Faleceu neste mesmo país, a 25 de dezembro de 1977, vítima de um derrame cerebral.
Da sua extraordinária obra cinematográfica destacam-se, entre muitos outros títulos, «O Emigrante», «Luzes da Cidade», «Tempos Modernos», «O Grande Ditador» e «Um Rei em Nova Iorque».