Broadway

Broadway ou o Teatro de Broadway é a expressão usada quando se fala de espetáculos artísticos e performances que são apresentadas na cidade de Nova Iorque.

Broadway ou o Teatro de Broadway é a expressão usada quando se fala de espetáculos artísticos e performances que são apresentadas num dos mais de 40 teatros profissionais localizados ao longo da do Theater District em Manhattan na cidade de Nova Iorque. É uma zona com um enorme consumo de apresentações culturais e repleta de eventos relacionados com as artes do espetáculo. Esta zona também era conhecida como “The Great White Way” (ou “O grande caminho branco/iluminado”). Esta alcunha surgiu porque a Broadway foi uma das primeiras ruas nos Estados Unidos da América a ser iluminada por candeeiros elétricos. O nome continua a ser usado devido à quantidade de luzes que iluminam as entradas dos teatros, cinemas, cafés e outros meios publicitários durante toda a noite e madrugada. É a mais velha estrada na cidade de Nova Iorque, ainda quando a cidade se estabeleceu como New Amsterdam.

broadway

Broadway é um dos mais movimentados locais de Nova Iorque.

Uma tradição teatral de vários séculos

Nova Iorque não era uma referência nas artes performativas até meados dos anos de 1759 quando foi estabelecida em Nassau Street uma companhia de teatro fundada por Walter Murray e Thomas Kean que tinha sala com capacidade para cerca de 280 pessoas. Outras companhias foram surgindo com espetáculos dedicados ás obras de William Shakespeare e operas famosas. Com o passar dos anos as salas ganharam maiores dimensões e já em 1829 surge o espaço de espetáculos Niblo`s garden que recebia as grandes estreias e disponha de mais de 3.000 lugares para as suas apresentações e números musicais.

Criaram-se algumas disparidades entre as peças orientadas para classes com maior ou menos poder económico durante o século XIX. As peças baseadas em William Shakespeare eram frequentemente representadas e em parte popularizadas pelo ator Edwin Booth que ficou conhecido internacionalmente pelas suas mais de 100 representações da peça Hamlet no Winter Garden Theatre em 1865, as apresentações pararam poucos meses depois do seu irmão John Wilkes Booth ter assassinado o presidente Abraham Lincoln.

Lydia Thompson viria a formar uma pequena companhia de teatro em 1868 que adaptava obras burlescas para a classe média nova iorquina. A sua companhia, as “British Blondes” tornou-se a mais popular durante a temporada devido à combinação excêntrica, cómica, parodiada, satirizada, improvisada que misturava dança e musica nos mais variados atos que embora fossem familiares ao publico britânico eram algo completamente novo para o publico norte americano. O que era para ser uma digressão de seis meses estendeu-se por seis anos.

Embora existem vários locais populares ao longo de toda a zona da Broadway existe um caminho em particular entre a rua 42 e 53, onde se inclui a Times Square, que é considerado a casa da industria do teatro norte americano. Contando que o distrito alberga mais de 40 grandes teatros profissionais existe uma constante produção de novos espetáculos, performances e musicais. Todos os anos os melhores espetáculos da Broadway são nomeados para os Tony Awards.

Os espetáculos da Broadway são uma das maiores atrações turísticas de Nova Iorque, vendendo milhões de bilhetes todos os anos. O sucesso de alguns espetáculos leva a que estejam em cena durante vários anos, constituindo diversas mudanças no elenco e algumas cenas, mas só param quando deixam de atrair audiência suficiente para se tornarem rentáveis. O musical que esteve em cena durante mais tempo na Broadway é o The Phantom of the Opera (O Fantasma da Ópera) que estreou em 1988 e continua em cena até hoje, vencedor do Tony Award para melhor musical de 1988.

674 Visualizações 1 Total
674 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.