Animatrónica refere-se ao uso de mecanismos robóticos para simular o movimento humano ou animal de figuras e objetos. É uma área multi disciplinar que integra anatomia, robótica, mecânica e manipulação de marionetas. A sua aplicação ganhou especial importância em efeitos especiais para cinema e também nos parques de diversão e exibições temáticas.
Construção especializada
Uma figura animatrónica é desenhada para apresentar uma imagem e movimento realista. Incluem diversos elementos pneumáticos, hidráulicos ou elétricos que podem ser implementados usando controlos remotos ou manuais. As figuras são revestidas com materiais que imitam a flexibilidade de pele assim como interiores movíveis que simulam os músculos e ossos. Posteriormente recebem detalhes estéticos como pelo, penas ou escamas.
O “esqueleto” pode ser construido em metal, alumínio, plástico ou madeira dependendo do projeto pois o peso, tamanho e custo de produção têm de ser considerados para que seja feita uma escolha correta do material a utilizar. Olhos e dentes são normalmente feitos em acrílico.
O látex é o material de eleição para recriar a pele de forma realista e pode tanto ser usado no corpo como em máscaras faciais. O silicone, embora seja mais dispendioso, também faz parte da composição de várias figuras animatrónicas, principalmente para criar volume e flacidez corporal. Poliuretano é uma alternativa mais barata ao silicone que embora seja mais usado nos protótipos é muitas vezes aplicado ao produto final por se adaptar bem ao látex.
Os movimentos das figuras mais pequenas usam atuadores pneumáticos, mas os maiores precisam de mais forma e são movimentados com atuadores hidráulicos. O sistema analógico permite gerar uma amplitude de movimentos mais fluidos e realistas. As expressões faciais são pré-definidas por códigos de combinações que imitam os sentimentos de tristeza, medo, surpresa, alegria e outros.
Aplicação ao cinema
Embora os primeiros registos de animatrónica remontem a décadas passadas, muitas tendo ficado particularmente populares como o leão e soldado animatrónicos de Leonardo da Vinci, o grande impulsionador da tecnologia para animatrónica foi a industria do cinema.
Durante as experiências iniciais os termos “audio-animatronics” e “autoanomatronics” foram usados por Walt Disney para descrever aquilo que hoje se conhece por animatrónicos. Os modelos mais avançados incluíam sensores e camaras para as figuras reagirem conforme o ambiente onde se encontravam. Realizadores como Steven Spielberg e Jim Henson foram pioneiros na utilização da animatrónica no cinema como se pode observar em filmes como Jaws, E.T. the Extra-Terrestrial e Jurassic Park.
Nas situações em que é impossível usar um animal verdadeiro ou quando a criatura efetivamente não existe são usados estas figuras automatizadas para criar uma presença no local. Mesmo com o avanço da tecnologia e os efeitos especiais gerados por computador a animatrónica continua a ser usado em combinação com outros métodos para gerar um efeito visual realista. A série de 1999 da BBC, Walking with Dinosaurs foi produzida com uma combinação de cerca de 80% de gráficos gerados em computador e 20% de modelos animatrónicos.