Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Um animador produz imagens que em sequência parecem criar movimento num ecrã. O trabalho de um animador é aplicado em filmes, séries, publicidade, jogos de computador, websites e outros formatos de media. Existem diferentes especialidades dentro da animação seja o desenho, grafismo tridimensional ou marionetas, todas utilizando o método de animação 2D ou 3D.
Os animadores trabalham normalmente em regime freelancer ou estúdios com contratos de duração relativa ao projeto a desenvolver. A base de um animador está também no seu portfólio e exemplos de projetos de trabalhos em animação. A contratação está orientada a projetos pelo que a rede de contactos e clientes é crucial. O progresso na carreira depende muito da capacidades, versatilidade e habilidade em promover o seu próprio estilo artístico.
Os animadores especializam-se principalmente em:
O trabalho é geralmente demorado e consome muitas horas de expediente obrigando os animadores e cumprir prazos de produção. Em grandes projetos as equipas de animação seguem as indicações do diretor, utilizando personagens e cenários pré-estabelecidos.