Absorção Atmosférica

Conceito de Absorção Atmosférica

A expressão absorção atmosférica designa o processo de retenção de parte da radiação solar pelos diversos constituintes da atmosfera, incluindo as nuvens e as partículas de poeira existentes no ar. Calcula-se em cerca de 20% a percentagem de radiação solar absorvida pelas nuvens e poeiras. Além das poeiras, os principais responsáveis pela absorção de radiação eletromagnética na atmosfera são gases como o vapor de água, o ozono, o dióxido de carbono e o metano.

Cada tipo de molécula absorve radiação em determinadas regiões do espetro eletromagnético, deixando uma espécie de assinatura que permite identificar os constituintes atmosféricos. Assim, radiação com comprimento de onda inferior a 0,3 μm (regiões dos raios-X e raios gama) é totalmente absorvida pela camada de ozono existente da atmosfera superior. Os raios ultravioleta são também razoavelmente bem absorvidos pela camada de ozono. Quanto à luz visível, esta é bem transmitida pela atmosfera, embora surjam intervalos com forte absorção (as chamadas ‘bandas de absorção da atmosfera’. Relativamente à região dos infravermelhos, esta é bem absrvida por gases como o dióxido de carbono e o metano, razão pela qual estes são considerados como os principais gases com efeito de estufa.

1024 Visualizações 1 Total
1024 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.