Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O que é o Cinema
Comummente apelidado da ‘7ª Arte’, o cinema pode ser definido como a arte, ou indústria de produção de filmes. O termo cinema deriva da palavra grega kinematographos, composta pela aglutinação das palavras “kinema” (movimento) e “grafos” (escrita, registo); ou seja, o movimento é parte essencial e inata da arte de fazer cinema, acompanhado sempre com determinado registo, que é normalmente o contar de uma história. Assim, o cinema por ser entendido como uma forma narrativa que se serve de imagens em movimento, as quais podem ser acompanhadas de som ou não.
O cinema foi a última das artes a surgir na sociedade, dentro do conjunto de sete artes que constam no Manifesto das Artes redigido por Ricciotto Canudo, tendo sido oficialmente criado pelos irmãos Lumière, em 1895.
Apesar de ser das mais recentes formas artísticas inventadas pelo ser humano, o cinema é a arte que sofreu mais alterações e desenvolvimentos desde o seu surgimento até à atualidade, para o qual contribui em grande medida o desenvolvimento tecnológico dos séculos XX e XXI. Além disso, o cinema foi uma forma de arte que desde o início teve grande aceitação por parte do público, e que rapidamente se disseminou por todo o Mundo, sendo a base da criação de uma enorme indústria à escala global, que emprega milhões de pessoas e que movimenta avultadas somas monetárias anualmente.
A par do impacto tecnológico e económico que a criação do cinema teve na sociedade, há que também ter em conta o forte peso social e cultural desta forma artística; embora ainda esteja nos seus primórdios, em comparação com artes como a pintura ou música, o cinema é das artes mais consumidas atualmente a nível mundial, sendo inegável a sua influência e das temáticas abordadas na sociedade em geral. O reconhecimento da importância do cinema está patente, entre outras coisas, nos diversos prémios que foram criados para distinguir os melhores trabalhos e profissionais na área, com destaque para os prémios Oscar, entregues anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Desta forma, e embora a história do cinema ainda esteja nos seus primórdios, é claramente percetível o seu impacto na sociedade moderna, sendo expectável que esta forma artística se continue a desenvolver e se mantenha um dos principais pilares económicos, tecnológicos e culturais mundiais.