O que é a Tundra
O termo Tundra designa um bioma localizado numa uma zona entre o limite setentrional de árvores e a área polar de neve e gelo perpétuos. Este tipo de bioma carateriza-se por um clima com um verão curto e um inverno muito frio e prolongado. As baixas temperaturas e as estações de primavera e verão muito curtas impedem o crescimento de árvores, sendo a cobertura vegetal preenchida por arbustros anões, gramíneas, líquenes e musgos formando grandes pântanos no verão.
São áreas quase despovoadas de animais, embora nelas exista uma fauna abundante e característica que foi desenvolvendo estratégias e características que lhes permitem sobreviver nas condições muito duras destas regiões. São exemplos de amimais que ali vivem permanentemente os ursos-polares, os bois-almiscarados (na América do Norte), as lebres do ártico e os lobos árticos, os quais desenvolveram espessas camadas de pelo e de gordura sobre a pele e utilizam a estratégia da hibernação durante o período mais duro do inverno. Outros vivem nas tundras apenas no curto período de verão, migrando para regiões de clima mais ameno no período de inverno.
Existem três tipos de tundras, nomeadamente:
- Tundra Ártica – localizada no norte da Europa, Ásia e América do Norte, junto ao Oceano Ártico, estendendo-se para o sul até as florestas de coníferas da taiga.
- Tundra Alpina – localizada nas montanhas de todo o mundo a altas altitudes, onde as árvores não podem crescer devido às baixas temperaturas, sobretudo durante a noite.
- Tundra Antártica – localizada no extremo sul da América do Sul, é em tudo muito semelhante à Tundra Ártica, diferindo apenas nas espécies animais e vegetais aí existentes.