A expressão japonesa UFO Catcher (criada pela SEGA) é usada para definir as máquinas de jogo que utilizam um mecanismo em forma de gancho ou garra para apanhar os prémios que estão dentro de uma máquina fechada. O jogador utiliza um manípulo, ou botões direccionais, para escolher a posição inicial da garra e quando carrega no botão esta desce e fecha, trazendo o prémio ao de cima e transportando o mesmo para um buraco, num movimento semelhante a uma grua, e depois o jogador pode recolher o prémio. Claro que isto depende da posição da garra, do prémio, da força da mesma, da distância do buraco e também da sorte do jogador.
Os UFO Catcher têm diversas variantes.
Este tipo de máquinas é muito popular no Japão. O nome deriva do formato semelhante a um OVNI (objecto voador não identificado) mas na sua expressão em inglês UFO (unidentified flying object). As máquinas podem ser encontradas em salões de jogos, parques de diversões, centros comerciais e outros locais de entretenimento. Os prémios variam entre peluches, figuras de acção, porta-chaves, bolsas e até mesmo guloseimas, numa variedade quase infinita de prémios.
Estes prémios são em boa parte baseados em licenças populares de desenhos animados, videojogos, entre outros de forma a captar a atenção dos consumidores. As crianças mais novas não podem jogar, tendo de ser acompanhadas por um adulto. Existe uma componente de sorte que atrai a maioria da população japonesa, embora possa ser acompanhado de um comportamento compulsivo. Muitas vezes interessa mais o desafio de conseguir o prémio do que o prémio em si.
Normalmente cada tentativa custa 100 yen, com um bónus adicional por determinado valor, como por exemplo 6 tentativas por 500 yen. As máquinas só costumam aceitar moedas por isso é comum encontrar máquinas para trocar notas por moedas próximas aos locais de jogo. As máquinas não dão troco, mas caso o jogador consiga o prémio e ainda tenha jogadas, estas podem ser transferidas para outra máquina por um funcionário.
Algumas máquinas requerem mais habilidade do que outras. Sendo que nem sempre a estratégia passa por puxar o prémio para cima, mas sim arrastá-lo para o buraco. Algumas máquinas estão inclusive programadas para dar força suficiente à garra somente após um certo número de jogadas, sendo que existem normas que regulam esta prática, de forma a dar hipótese aos jogadores e sobretudo manter uma sensação de possibilidade de vencer a cada tentativa.