Apresentação do Tiranossauro rex
O Tiranossauro rex (de Tyrannosaurus Rex, que em português significa ‘rei tirano lagarto’, designação que de deve ao facto de que, quando foi descoberto era o maior dinossauro carnívoro conhecido) foi um dinossauro carnívoro terópode de grandes dimensões, que viveu no final do período do Cretáceo, há cerca de 66 milhões de anos no território que é hoje a América do Norte. É um dos dinossauros com maior número de fósseis encontrados e um dos mais estudados em todo o mundo.
A sua reputação de ferocidade deve-se à sua grande robustez e dimensão e às fortes mandíbulas com 60 dentes, cada um dos quais com cerca de 20 centímetros de comprimentos e capazes de triturar ossos das grandes presas que caçava. Na idade adulta, o Tiranossauro rex podia atingir os a metros de altura e 12 de comprimento e o peso ultrapassar as 7 toneladas. Caminhava ereto sobre as 2 poderosas patas traseiras e as suas patas dianteiras eram muito pequenas, mas equipadas com poderosas garras.
A sua dieta eram grandes dinossauros herbívoros que lhe eram contemporâneos tais como Edmontossauro e Triceratops, entre muitos outros.
Taxonomia: Dinosauria, Saurischia, Theropoda, Neotheropoda, Tetanurae, Avetheropoda, Coelurosauria, Tyrannoraptora, Tyrannosauroidea, Tyrannosauridae, Tyrannosaurinae