Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos criado pela empresa Google.
O Google Drive nasceu da atualização do Google Docs, um leque de aplicações de produtividade agora incluídas no Drive que oferece ao utilizador serviços como a edição de documentos, folhas de cálculo e apresentações, entre outros. Com esta ferramenta o utilizador pode armazenar com segurança textos, fotos, desenhos, vídeos, apresentações, PDFs e até arquivos do Microsoft Office. E pode aceder a essa informação usando qualquer smartphone, tablet ou computador, onde e quando bem entender desde que tenha uma ligação à Internet.
Como aceder?
Basicamente, existem duas formas para aceder ao serviço, ou seja, aos arquivos no Drive: via sincronização na máquina (Windows e Mac) e via cliente web através de um browser, sendo que em ambos os casos é necessário ter uma conta no Google.
Como funciona?
O Google Drive utiliza criptografia SSL, o mesmo protocolo de segurança utilizado no Gmail e em outros serviços do Google e baseia-se no conceito de cloud computing, permitindo ao utilizador armazenar os seus arquivos através deste serviço e aceder a eles quando e onde quiser, desde que tenha aceso à Internet, claro.
O Google Drive disponibiliza ainda vários aplicativos e oferece 15 GB grátis de armazenamento no início da sua utilização, sendo que o espaço extra é pago mensalmente.
Este serviço permite assim a colaboração em tempo real e a partilha de arquivos: qualquer internauta pode convidar rapidamente outras pessoas para ver, transferir e colaborar em ficheiros à sua escolha, sem recorrer a anexos de email. E pode ainda decidir com quem irá partilhar cada arquivo além de decidir o nível de permissão de cada pessoa, escolhendo quem apenas poderá visualizar, editar ou comentar os seus arquivos. Os arquivos no Drive são, portanto, particulares até que o utilizador decida partilhá-los.
Além de uma integração automática com o Google Docs, o Drive integra com o Google+, adicionando as fotos e vídeos do utilizador num álbum da rede social do Google, permitindo a partilha também desse material. E, claro, existe ainda a integração com o Gmail.
O Google Drive tem ainda uma funcionalidade que possibilita a pesquisa dos arquivos através de palavras-chave e filtros e possui uma ferramenta de visualização que exibe no navegador do utilizador mais de 30 tipos de arquivos: de vídeos em alta definição a arquivos do Adobe Photoshop, passando por documentos de texto.
Por fim, o Google Drive guarda automaticamente e durante um mês, todas as modificações feitas nos arquivos (e a indicação de quando e por quem foram feitas), pelo que, caso o utilizador assim o entenda, pode escolher a versão que, efetivamente, pretende salvar.
Principais vantagens do Google Drive
- Muito fácil de utilizar.
- Possibilidade de criar, editar e colaborar em documentos online.
- Sincroniza arquivos como fotos, vídeos, arquivos compactados e formatos proprietários de outros softwares, como Photoshop e AutoCad.
- O armazenamento do Google Docs é compatível com o Drive, o Gmail e o Fotos, pelo que o utilizador pode armazenar arquivos, salvar anexos de email e fazer backup de fotos diretamente no Drive.
- É um serviço que mantém os documentos seguros, pois se alguma coisa acontecer ao smartphone, tablet ou computador do utilizador, os arquivos armazenados no Drive continuarão lá.
- É gratuito para utilizadores que não precisem de muito espaço.
- Mesmo as versões pagas são alternativas muito económica face a outros pacotes como o Microsoft Office.
- Suporta, praticamente, qualquer sistema operacional e funciona através dos principais browsers.
Principais desvantagens do Google Drive
- Os arquivos criados pelos aplicativos Docs, Spreadsheets, Forms e Slides não são realmente sincronizados com o computador. O que o programa do Google Drive faz é colocar um placeholder, ou seja, uma espécie de marcador, que indica ao utilizador o nome do arquivo e a sua localização, mas não permite que ele o edite fora do sistema.
- Não funciona em locais onde a ligação à Internet não existe ou não está estável.