Conceito de Variáveis Contextuais
Em termos de gestão, são consideradas como variáveis contextuais todos os elementos não controláveis pela organização e que compõem o seu macro ambiente, isto é, todos os elementos que apesar de distantes da organização e não controláveis por si, afectam o seu desempenho, a sua estratégia e o seu processo de decisão.
São exemplos de variáveis contextuais o contexto económico, demográfico, social, político-legal, tecnológico, etc.:
- Contexto económico: inclui variáveis como o crescimento da economia, a taxa de inflação, a taxa de inflação, taxa de desemprego, taxas de câmbio, evolução do consumo privado, taxa de poupança, entre outros.
- Contexto sócio-cultural: inclui variáveis como a estabilidade social, estilos de vida, valores sociais, religião e a própria cultura.
- Contexto político legal: inclui a estabilidade política, as políticas económicas, a legislação laboral, enquadramento legal, fiscalidade e política de incentivos.
- Contexto tecnológico: inclui todas as inovações tecnológicas quer ao nível do produto, quer do processo, a legislação sobre protecção de patentes, incentivos à investigação e desenvolvimento, etc.