Conheça as principais regras da Esgrima, desporto olímpico que conta com algumas disciplinas como o Florete, Espada e Sabre.
Objectivo da Esgrima
O Objectivo da Esgrima é tocar no adversário com a arma sem ser tocado sendo que vence o encontro o esgrimista que der mais toques no adversário.
Recinto da Esgrima
O recinto dos duelos de Esgrima é uma placa metálica com 14 metros de comprimento e 1,5 a 2 metros de largura, com os dois oponentes frente-a-frente. A meio da pista, tem uma linha que marca o centro e 2 metros para cada lado, existe outra linha dedicada à posição inicial de cada atleta a cada recomeço do assalto. Os últimos 2 metros de cada lado da pista convém ter uma cor diferente como forma de segurança para os esgrimistas.
Duração e Resultado de um Assalto de Esgrima
Os Assaltos de Esgrima acontecem, primeiro, numa Poule, basicamente numa espécie de campeonato em que jogam todos contra todos. Sai vencedor o esgrimista que alcançar primeiro 5 toques ou que tenha mais toques ao fim de 3 minutos. Depois dos encontros em Poule, acontecem os assaltos em Eliminação Directa. Neste caso, cada assalto de esgrima tem 3 períodos de 3 minutos. No início de cada duelo, os atletas cumprimentam-se com as respectivas armas e depois saúdam os juízes do encontro, terminando com a colocação das máscaras e a partir daí, dá-se início ao duelo.
Equipamento de Esgrima
Todo e qualquer esgrimista deve usar uma Jaqueta, Luvas, Armas, Fios Eléctricos, Calças e Máscara, sendo que as mulheres devem usar ainda uma protecção especial para os seios.
Comunicação da Validação do Toque na Esgrima
Existe um marcador central localizado fora dessa placa mas visível para esgrimistas e público para saber a duração, o resultado do encontro e a validação de cada toque, através de cores vermelho e branca para um esgrimista e verde e branca para o outro esgrimista. Caso dê a luz branca para qualquer um dos esgrimistas é sinal de que houve toque mas fora do espaço destinado, sendo que em caso de luz vermelha ou verde significa que houve toque válido para algum dos atletas ou para os dois.
Validação de Toque por Arma de Esgrima
Espada
Para o toque ser válido, tem de ser feito com a ponta da arma em qualquer parte do corpo do adversário, sendo o ponto atribuído ao primeiro atleta que tocar no adversário ou aos 2 caso o toque ocorra em simultâneo nos dois atletas.
Florete
Para o toque ser válido, tem de ser feito com a ponta da arma no tronco do adversário e existe prioridade para validação do toque para o atleta que ataca.
Sabre
Para o toque ser válido, tem de ser feito com a ponta, gume ou contra-gume da arma que deverá tocar nas zonas do tronco, cabeça e braços.
Penalizações na Esgrima
Durante todo um encontro de Esgrima, os juízes podem mostrar 3 tipos de cartões e 2 tipos de sanções tendo em conta os comportamentos ou atitudes dos esgrimistas:
Cartão Amarelo – Serve como Advertência
Cartão Vermelho – É atribuído um toque de penalização, ou seja, o adversário ganha mais um toque. Depois desta penalização, o atleta não pode levar cartão amarelo.
Cartão Preto – Corresponde à exclusão da prova ou do torneio.
Sanções de Combate
Perda de Terreno
Caso algum atleta saia do limite lateral, é obrigado a ceder um metro desde o ponto de saída
Não Homologação de um toque dado
Por ter sido dado fora de tempo, com muita violência, estava fora dos limites da pista ou por algum defeito no equipamento elétrico.
Atribuição de um toque não o tendo sofrido
Caso passe o limite final da pista ou tenha efectuado alguma transgressão que impediu o atleta de lhe tocar.
Exclusão da prova
O atleta que cometa actos de violência, que tenha sido beneficiado com subornos
Sanções Disciplinares
Exclusão da prova
Não apresentação em pista, armas fora do regulamento ou comportamento censurável para um oficial.
Exclusão do torneio
Quando os atletas cometem sanções muito graves ou resultado de outras sanções já cometidas anteriormente.
Desqualificação
Atleta que concorre com uma arma diferente da estabelecida ou que não corresponde ao critério de idade
Admoestação
Quando os atletas cometem infracções leves ou sem interferência directa para o torneio
Multa
Suspensão em tempo
Atleta é impedido de participar em qualquer prova no tempo da suspensão
Expulsão
Atleta é impedido de participar em qualquer prova definitivamente.