O que é bolchevique?
O termo bolchevique é utilizado para referir-se aos integrantes da facção liderada por Vladmir Lenin dentro do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR). Do russo, a expressão bolchevique pode ser traduzida como “majoritário”.
Origem da expressão
Em 1903, durante o Segundo Congresso do POSDR, foi a primeira vez que se utilizou a expressão bolchevique. No Congresso, os mencheviques, ou “minoritários”, se opuseram a Lenin, pois o líder queria que o partido adotasse uma posição mais revolucionária, constituindo-se apenas de uma elite profissional. Lenin acreditava na força do ativismo político.
Os mencheviques revoltaram-se contra Lenin, discordando do seu pensamento e exigindo que o partido se dedicasse a uma maior representação. O partido se dividiu durante este evento, uma vez que os mencheviques conquistaram os delegados, mas o comitê central apoiava o leninismo.
Foi assim que surgiu o ativismo bolchevique. Os revolucionários leninistas exigiam uma mudança radical para o povo. Com uma visão mais ditatorial, eles queriam a revolução socialista armada. Enquanto isso, o grupo minoritário era a favor da democracia e o capitalismo para o desenvolvimento.
Em 1917, o grupo bolchevique atinge a totalidade do poder, durante a Revolução Russa, e muda o nome do POSDR para Partido Comunista da Toda a Rússia. Mas, em 1918, eles acabaram por mudar o nome novamente. Desta vez, ficaram conhecidos como Partido Comunista da União Soviética (PCUS).
Em russo, o termo bolchevique fazia parte do nome do partido. Somente em 1952 que esse partido removeria formalmente a palavra bolchevique do seu nome.
Velha Guarda Bolchevique
A Velha Guarda Bolchevique era composta por diversos membros da sociedade. Porém, durante o governo estabelecido por Josef Stalin, boa parte da velha guarda foi expurgada dos territórios soviéticos. Muitos deles foram sentenciados e executados, por cometerem supostos crimes de traição à União Soviética.
Os partidos políticos que se opuseram à Trotsky, na Revolução de 1917, também se denominavam da Velha Guarda Bolchevique.