O jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, inserida nos desportos de combate, que utiliza técnicas de golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar o oponente.
Esta é uma arte marcial que utiliza todo o corpo como instrumento de combate e beneficia da energia do corpo através de projeções, imobilização e contusões. Uma das principais características é a necessidade de domínio e equilíbrio do corpo.
História
De acordo com alguns historiadores, o jiu-jitsu (cujo significado se associa a “arte suave”, terá originalmente nascido na Índia, onde era praticado por monges budistas que, preocupados com a auto-defesa, desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio e da articulação do corpo, evitando o uso da força e das armas. A expansão do budismo levou à expansão desta técnica que, na altura, não era apelidada de jiu-jitsu. Foi no Japão que a técnica se desenvolveu e popularizou, transformando-se no que é atualmente.
No final do século XIX alguns mestres de jiu-jitsu migraram do Japão para outros continentes. Esai Maeda Koma, conhecido como Conde Koma, foi um deles. Depois de viajar por países europeus e pelas Américas, Conde Koma chegou ao Brasil e a partir daí esta arte marcial espalhou-se pelo país.
Principais técnicas do jiu-jitsu
O jiu-jitsu inclui cerca de 180 técnicas diferentes divididas em técnicas traumatizantes, nomeadamente pontapés e socos, desequilibrantes, como quedas, e de solo.
- Quedas – Ukemi-Waza
- Técnicas traumatizantes – Atemi waza
- Técnicas de arremesso – Nage waza
- Técnicas de solo – Katame waza ou Ne waza
Benefícios da prática
A prática de jiu-jitsu tem um conjunto de benefícios que tem ajudado a aumentar a sua popularidade:
- Alívio do stress e da ansiedade
- Aumento da autoconfiança
- Maior definição muscular
- Auxílio na perda de peso
- Aceleração do metabolismo
- Aumento da resistência física
- Melhoria da capacidade cardiorespiratória
- Aumento da flexibilidade
- Aumento da coordenação motora
- Melhoria dos reflexos e da perceção posicional