O Evolution Championship Series (também conhecido simplesmente por EVO) é um evento anual de eSports exclusivamente dedicado ao género dos jogos de luta. Realizado em vários pontos dos Estados Unidos da América com um evento dedicado também ao território japonês, os participantes viajam do mundo inteiro para competir nos mais variados títulos como a série Street Fighter, Marvel Vs Capcom ou Mortal Kombat.
Este é considerado o maior evento de jogos de luta do mundo inteiro. Nascido em 1996 com o nome Battle by the Bay, mudou de nome em 2002 para EVO, nome que permanece até aos dias de hoje. Os torneios são abertos a qualquer pessoa e incluem tanto zonas competitivas como recreativas com os mais variados jogos de luta em exibição, desde os mais antigos aos mais recentes.
O maior evento de jogos de luta
O EVO foi fundado por Tom Cannon, um dos colaboradores do website dedicado a jogos de luta Shoryuken.com. A partir de 2002 o evento começou a conquistar cada vez mais participantes e a ganhar uma notoriedade maior através da internet. Gradualmente o número de jogadores foi aumentando e com o tempo passou das centenas para milhares de competidores e hoje em dia muitos com patrocinadores oficiais. Originalmente os torneios usavam máquinas arcade, mas desde 2004 que passou a utilizar somente consolas. Além dos torneios oficiais também existe uma zona para torneios paralelos onde os participantes podem levar as suas próprias consolas e jogos.
A partir de 2011 o evento começou a ganhar maior dimensão. Nesse mesmo ano foi criada uma temporada de torneios em que os jogadores ganhavam pontos para se qualificarem para o torneio final. Praticamente todos os estados norte-americanos estavam representados por alguém assim como pelo menos pessoas de mais 44 países estrangeiros. A transmissão em directo captou a atenção de mais de de 2 milhões de espectadores através do site de streaming UStream.
Um dos troféus do EVO 2016.
Ono Yoshinori, produtor da série Street Fighter e Katsuhiro Harada produtor da série Tekken e Soulcalibur estiveram ambos presentes para anunciar algumas novidades relacionadas com os seus jogos, prática que viria a ser habitual em todas as edições posteriores, incluindo a revelação de novos títulos ainda em fase de produção. Diversos websites dedicados aos videojogos como o GameSpot ou o Destructoid estiveram presentes para fazer a cobertura do evento.
No ano seguinte entraram em competição jogos como Street Fighter IV: Arcade Edition, Ultimate Marvel vs Capcom 3, Soulcalibur V, The King of Fighter XIII e Street Fighter X Tekken. Em 2013 foram anunciados à partida 7 jogos em competição e um oitavo que seria elegido com a votação do publico através de doações online que revertiam a favor da Breast Cancer Research Foundation. O vencedor das votações foi o jogo Super Smash Bros. Melee para a Nintendo Gamecube. A Nintendo of America lançou um comunicado a proibir a transmissão em directo dos combates, mas acabou por permitir depois de receber inúmeras críticas por parte da comunidade de jogadores.
Os jogos escolhidos para cada nova edição da EVO seguiam simplesmente o critério da popularidade. Quantos mais jogadores e participantes se mostrassem interessados maior a probabilidade do jogo entrar em competição. Esta é uma das razões para o jogo Super Smash Bros. Melee continuar presente em competição apesar de ser um titulo antigo lançado em 2001. No EVO de 2015 a Capcom, Microsoft, Atlus, Bandai Namco e Warner Bros injectaram bónus monetários aos prémios finais dos seus respectivos jogos, nomeadamente Ultra Street Fighter IV, Killer Instinct, Persona 4 Arena Ultimax, Guilty Gear Xrd, Tekken 7 e Mortal Kombat X, aumentando o valor que cada jogador do Top 8 de finalistas viria a receber.
Esta prática viria a ser recorrente nos anos seguintes potenciando o interesse dos jogadores em treinar e dedicarem-se aos jogos das grandes empresas. O EVO continua a realizar-se de forma anual e mantém uma forte adesão todos os anos tanto de jogadores como espectadores.